Topo

Como aumentar a gordura marrom, que gasta calorias e até ajuda a emagrecer?

Gordura marrom fica na região do pescoço, abaixo da clavícula e, também, ao longo da coluna vertebral - iStock
Gordura marrom fica na região do pescoço, abaixo da clavícula e, também, ao longo da coluna vertebral Imagem: iStock

Daniel Navas

Colaboração para VivaBem

30/07/2018 04h00

A gordura marrom é considerada boa para o organismo por gastar energia para produzir calor e manter o corpo aquecido. Ela pode inclusive ajudar no emagrecimento, foi o que apontou um estudo publicado na revista Scientific Reports.

Os pesquisadores criaram um sistema in vitro, e perceberam que quando a temperatura do corpo chegava a 32°C, começava a produção da gordura marrom. 

Veja também:

Para entender melhor

O tecido adiposo marrom ajuda a controlar os níveis glicêmicos, evitar diabetes, pré-diabetes, síndrome metabólica, entre outros problemas, ao usar tudo o que é extra para gerar calor. 

 Isso porque esse tecido adiposo é rico mitocôndrias, organelas celulares também bastante presentes nos músculos que são responsáveis por produzir calor, em vez de estocar energia.

“Os bebês possuem boas quantidades dessa gordura para ajudar no controle da temperatura interna, fazendo com que sintam menos frio, mesmo em ambientes mais gelados”, explica Maria Fernanda Barca, doutora em endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e membro da Sociedade Europeia de Endocrinologia (SEE).

Com o passar dos anos, esse tecido adiposo acaba sendo substituído pela temida gordura branca, aquela responsável pela barriga saliente e que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças, como obesidade, diabetes e outros.

Nos adultos, os depósitos de gordura marrom podem ser encontrados na região do pescoço, abaixo da clavícula e, também, ao longo da coluna vertebral.

Quilos a menos

Atualmente, ainda não existe um sistema que possa ajudar a diminuir a temperatura corporal. “Alguns estudos indicam que ficar em espaços com ar condicionado ligado já estimularia a gordura marrom”, aconselha Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

A temperatura externa entre 12ºC e 19ºC pode levar à redução do peso. Um estudo da National Institutes of Health (NIH), em Bethesda, publicado na revista Cell Metabolism demonstrou que aproximadamente 15 minutos de tremores físicos, provocados pelo frio, são equivalentes a uma hora de exercício aeróbico de intensidade moderada.

Para o fisiologista do esporte do HCor, Diego Barros, isso ocorre pela elevação dos níveis sanguíneos de irisina – hormônio que ajuda a queimar calorias e que gera calor para nos proteger.

Como aumentar a gordura marrom?

Zilli indica que pesquisas, realizadas em animais, afirmam que quando se come pouco, a tendência é que a gordura marrom não se torne branca ao longo da vida.

Alguns estudos afirmam que a prática de atividade física modularia a gordura branca, convertendo-a para marrom” Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube