Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

O segredo da longevidade e de como viver bem esses anos a mais

Marcio Atalla

23/11/2017 04h00

Crédito: Diro Blasco/Folhapress

Neste post inaugural no VivaBem, gostaria de tentar resumir tudo que eu sempre digo, a fim de convencer as pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Vejamos se consigo sintetizar.

Segundo o professor da Faculdade de Medicina de Harvard Edward Phillips, dois terços das doenças que acometem a humanidade são resultado das escolhas básicas que fazemos diariamente, e que resultam na propensão maior ou menor para desenvolver tais doenças. Estou falando de como comemos, como dormimos, a maneira como lidamos com estresse e, principalmente, do quanto colocamos o nosso corpo em movimento. Enfim, esse conjunto de ações, conhecido como estilo de vida, que cada um constrói como quer, é o que define quanto e, sobretudo, como vamos viver.

A Organização Mundial da Saúde fez um levantamento para saber o que havia em comum entre os 10 lugares em que mais se vive no mundo. São eles: Okinawa no Japão, Andorra, Icaria na Grécia, Nicoiya na Costa Rica, Vale de Hunza no Paquistão, Vilcambamba no Equador, Sardenha, Abkhasia na Georgia, Macau e San Marino. Concluiu-se que, em comum, nesses lugares, as pessoas procuram manter a mente e o corpo ativos. Trabalham com idades até bem avançadas, movimentam-se bastante em seus cotidianos, mantêm ciclos de amizade e contato diário com outras pessoas, lidam com o estresse de uma forma racional e equilibrada.

Como pode-se ver, o segredo não está em um ou outro alimento. As dietas são as mais diversas entre esses lugares. Na Sardenha, por exemplo, o consumo de leite e laticínios é a base da alimentação, enquanto que em Macau são os frutos do mar ou ainda, no Paquistão, é o trigo e as frutas. Por isso, não existe uma composição nutricional ideal, mas podemos destacar dois fatores importantes. Um: come-se, em todas essas localidades, bastante legumes e verduras. E dois: o hábito de comer com parcimônia, apenas o suficiente para nutrir o corpo, faz com que se mantenha o equilíbrio entre o gasto calórico e o que é ingerido, de forma natural.

Já o movimento físico, faz parte de todas as culturas dos lugares citados. E esse é, definitivamente, um ponto crucial quando se fala em saúde, qualidade de vida e longevidade. Por um simples fato: fomos geneticamente programados para funcionar melhor com o estímulo do movimento físico. Nossas funções vitais dependem disso. O coração bate melhor, os rins trabalham melhor, o intestino funciona melhor, o pâncreas, a circulação sanguínea, o metabolismo dos nutrientes, o fígado, os neurônios, etc., etc. A lista é quase que infinita, se formos considerar cada função química de nosso corpo.

Tudo isso resulta na menor probabilidade em desenvolver diversas doenças e complicações, que acontecem por uma, digamos, "falência" ou incompetência em alguma engrenagem dessa nossa máquina, essa que guardamos dentro de nós, e que é de nossa única responsabilidade cuidar, um pouco todo os dias, sempre.

Espero que com isso, você tenha descoberto a pílula mágica da vida longa e saudável. E lembre-se de tomá-la todos os dias, através de suas escolhas, do seu estilo de vida.

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla