Topo

Taise Spolti

Que tal um Cuscuz Marroquino com toque brasileiro?

Taise Spolti

25/04/2018 04h04

Crédito: iStock

O cuscuz é uma farinha de grãos de sêmola, geralmente do trigo, mas também pode vir do milho. Aqui no Brasil é bastante consumido no Norte do país e, além de ser versátil para várias receitas (inclusive, já ensinei uma ótima de molho para acompanhar o cuscuz), também é uma excelente opção nutricional.

Temos na culinária mundial centenas de receitas com o ingrediente, umas mais saudáveis e outras nem tanto. As doces, por exemplo, levam muito açúcar refinado e frutas secas. Já algumas salgadas exageram na gordura. A receita que vou ensinar hoje é super leve, e abre portas para várias outras ideias usando o cuscuz como astro principal.

Para complementar, use a proteína que tiver em casa. Além do peito de frango desfiado que acrescentei nessa receita, dá para colocar outros grãos, como a quinoa, na tentativa de aumentar ainda mais o valor nutricional da receita. O segredo da boa alimentação é sempre consumir produtos frescos, sazonais e da nossa região. Se estiver na época de tomate, incremente essa receita com esse item picado e misturado na manteiga ghee, por exemplo. Ficará uma delícia!

Ingredientes:

  • 1 porção de cuscuz para duas porções de água (utilizarei na receita 200g de cuscuz, então 400mL de água)
  • sal e pimenta a gosto
  • 1/5 peito de frango desossado
  • manjericão em folhas a gosto
  • suco de 1/2 laranja
  • 1 cebola roxa
  • 1 fatia fina de pimentão (O pimentão inteiro é muito grande. Caso goste do sabor pronunciado, coloque mais)
  • alecrim fresco a gosto
  • azeite de oliva a gosto

Em uma panela, acrescente a água e o suco de laranja. Incremente ainda com o sal, pimenta, manjericão e alecrim. Deixe a mistura ferver e desligue.

Corte o peito de frango em cubos pequenos e separe. Coloque azeite na frigideira e refogue a cebola com o pimentão, ambos picados em pedaços pequenos. Acrescente em seguida o frango e deixe em fogo médio até que fiquem inteiramente cozidos. Tempere com sal e pimenta, mas não exagere, pois o caldo para o cuscuz já está temperado.

Em uma vasilha, coloque o cuscuz, acrescente o caldo de laranja quente e feche com uma tampa. Isso cozinhará o cuscuz, que absorverá todo o caldo e aumentará de volume. Abra a tampa após alguns minutos e mexa com uma colher ou garfo para soltar os grãos. Misture o frango com os temperos no cuscuz, regue com um fio de azeite de oliva por cima e coloque algumas folhas de manjericão.

Esta é uma receita leve, barata e muito saborosa para toda a familia. Me manda uma foto do resultado no Instagram, pois esse prato sempre fica lindo no centro da mesa.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.