Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Comida não é veneno e você não precisa eliminar nada do seu cardápio

Marcio Atalla

31/05/2018 04h00

Crédito: iStock

Hoje existe uma relação perigosa com a alimentação. Os alimentos foram elevados ao nível de heróis ou assassinos, tendo poder de matar ou curar as pessoas. Incrível!

Isso me deixa bastante preocupado, afinal de contas comer e beber são algumas das coisas que temos prazer em fazer na vida, são motivos para reunir amigos e família, além de serem atos necessários à nossa sobrevivência.

Claro que podemos, e devemos, ter uma alimentação bacana, equilibrada, com boas escolhas, feita com parcimônia e bom senso. O que definitivamente não significa que as pessoas devam ficar enlouquecidas procurando o "suco detox de todo dia", ou achar que se não comer a cenoura com chia, vai ter essa ou aquela doença.

Sim, muitos trabalhos comprovam os benefícios de diversos alimentos, sobretudo as frutas, grãos, legumes. Mas não existe nada ou nenhum alimento que possa, por si só, fazer uma pessoa ser saudável ou não. Alimento é coadjuvante no tratamento e prevenção das doenças. Os estudos que mostram a ação benéfica de determinado alimento, como a chia, chá verde, entre outros, são estudos onde o uso é diário e por um longo período, para se ter algum benéfico. O que dificilmente acontece na vida das pessoas. Mas isoladamente, sem cuidar de outras variáveis do estilo de vida, não fará milagre, não será remédio. Assim como, do contrário, ou seja, consumir alimentos como embutidos, açúcar, gordura, conservantes, não significa que a pessoa irá ficar doente, e ou ser "envenenada".

Fico triste em ver as pessoas se negando a comer um doce ou um pão, um pedaço de carne, ou adoçar o café com açúcar, porque acham que esse é o inicio do fim. Ou mais triste ainda, ao vê-las comendo com culpa, e depois se martirizando porque cometeram esse "terrível pecado".

Uma pesquisa feita mostrou francesas e americanas reagindo a um trota de chocolate. As americanas rejeitavam porque achavam que não podiam comer. As francesas, sorriam e aceitavam um pedaço pequeno de torta. Isso demonstra bem a relação que as diferentes nacionalidades desenvolvem com a comida, e claramente, revela que esse comportamento não condiz com o nível de obesidade, excesso de peso e qualidade de vida das pessoas.

De verdade, não há nenhum problema em extrapolar na alimentação, de vez em quando. Eu diria que é até bom. Se maior na parte dos seus dias, você procura fazer boas escolhas e manter o equilíbrio e as porções em tamanhos adequados, extrapolar dá um novo gás, e no final das contas, quando o corpo está acostumado a boas escolhas, extrapolar significa apenas uma ida extra ao banheiro no dia seguinte.

 

 

 

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla