Topo

Ana Aoun

Tire 5 dúvidas sobre a saia longa - e saia usando!

Ana Aoun

16/10/2017 07h00

A saia é uma peça muito simbólica do vestuário. Difícil datar quando ela surgiu, mas o fato é que ainda nos primórdios usavam-se peles de animais para cobrir as pernas – tanto de homens quanto de mulheres. Com o passar dos séculos e de muita história, a saia ganhou novas propostas em relação a materiais, modelagens e comprimentos, e fixou-se como peça coringa no guarda-roupa atual feminino.

Entre as várias possibilidades, a saia longa se destaca e virou item atemporal, usada no verão, no inverno, em ocasiões mais formais ou nas mais despojadas. Tem uma no armário, mas tem dúvidas sobre como usar? Confira as dicas e já pense num look para desfilar com ela por aí!

1- Há restrições corporais para usar? Restrições, não. Há bom senso  — e bom gosto. Todo mundo pode usar tudo — basta querer. Conhecendo bem seu corpo, você pode usar truques e brincar com a ilusão de ótica. No caso da baixa estatura, por exemplo, vale experimentar um look monocromático (com todas as peças na mesma cor ou tom sobre tom). Tente também usar a cintura mais alta e marcada, para alongar as pernas em relação ao tronco. E um salto, é claro, também ajuda você a parecer mais longilínea com a saia longa. Para quem está acima do peso, a ideia é equilibrar a abertura da saia com o volume do quadril e do abdômen. Por isso, os modelos retos, os levemente em A e os com o cós largo favorecem essa silhueta. Evite, neste caso, as afuniladas, muito franzidas e muito rodadas, que tendem a aumentar o volume dessa região. Um blazer ou colete por cima de top, regata ou camiseta também é um bom artifício, já que eles encobrem a região, e de quebra ainda dão um ar sofisticado.

Looks monocromáticos alongam a silhueta, bem como cintura alta e marcada

2- Com que sapato fica melhor? Não há regra. A escolha vai variar com questões meteorológicas, de estilo pessoal e de dress code. Saias longas de tecidos leves combinam bem com rasteiras e flats no verão, mas também podem compor looks interessantes com bota no inverno. Além do clima, o seu estilo pessoal também entra em jogo: as mais elegantes vão preferir um scarpin, as mais modernas podem escolher uma mule, as mais despojadas certamente calçarão um tênis. E a ocasião também vai pedir um sapato mais ou menos sofisticado, com salto mais baixo ou mais alto. A saia longa oferece muitas possibilidades, cabe a você fazer as combinações certeiras, considerando todas essas variáveis!

A saia longa é democrática e aceita a maioria dos tipos de sapatos

3- Como fazer a barra? Essa é a parte chata do comprimento longo. Infelizmente, é preciso escolher o salto do sapato que se quer usar com aquela peça específica — e adequar a barra a ele! Então, se quer usar com salto baixo, a barra será feita para salto baixo — e vice-versa! A regra é basicamente a mesma: não vale arrastar no chão, mas também não dá pra ficar na canela! O ideal é que fique dois dedos acima do calcanhar, o suficiente para não pisar, mas que também cubra o pé. A graça toda vai ficar no movimento: o sapato vai dar as caras (ou o bico) quando você andar.

Barra ideal não deve arrastar no chão, mas precisa cobrir os pés

4- Quais os melhores modelos? Mais uma vez, é uma escolha bem personalizada. Você precisa saber os pontos fortes e fracos de seu corpo para fazer a melhor escolha, além de adequar ao contexto em que a peça será usada. O que dá para generalizar (e eu não gosto de usar essa palavra em consultoria de imagem!) é que saias longas com babados, com cintura baixa ou muito amplas costumam achatar a silhueta, e por isso podem ser evitadas por quem tem restrições à altura. Modelagens plissadas, com pregas e franzidos, aumentam o volume. Os modelos retos e fluidos caem bem para praticamente todo mundo, o que também vale para a de formato em A. Em relação a estampas, opte por motivos pequenos se você for mais mignon, e por motivos grandes se tiver medidas mais avantajadas. De resto, se joga nas modelagens, materiais, cores e estampas! O importante é que a peça te represente e diga algo sobre você!

Saias com modelagem plissada aumentam os volumes e demandam mais atenção

5- Como escolher o tecido?
Para a rotina diária, as melhores escolhas são de saias longas com tecidos mais leves, como algodão, malha, linho, crepe, viscose, que proporcionam liberdade nos movimentos e conforto – mas sempre é bom ter atenção ao caimento. Já para a noite, dá para ousar um pouco mais. Você pode optar por tecidos mais nobres, como tafetá e seda, abusar do brilho em um lurex, valorizar as curvas em um tecido com elastano e mostrar personalidade em um couro, por exemplo. Agora, como a moda vive um momento pra lá de democrático, essa restrição de materiais fica mais para os ambientes formais — de resto, é só equilibrar com as outras peças e acessórios que tudo é permitido. Um bom exemplo são os metalizados, que usados com itens mais casuais, produzem looks perfeitos também para o dia a dia.

A escolha do material é importante para adequar a roupa à proposta visual

E aí, gostou das dicas? Que tal tirar a sua saia longa do armário e montar um look incrível com bastante confiança e essa dose de técnica? Espero seus comentários!

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun