Topo

Fernando Guerreiro

Está difícil retomar o ritmo de treinos? Estas dicas podem ajudar

Fernando Guerreiro

12/01/2019 04h00

Crédito: iStock

Depois das férias, voltar à rotina é uma tarefa desafiadora, você sabe que seu corpo não aguenta mais os treinos de antigamente e bate aquele medo de voltar e sofrer o dobro do que sofria antes. E ainda tem o fator de acordar mais cedo para malhar ou ir treinar depois de um dia cansativo.

Pensando nessas dificuldades, hoje vou dar algumas dicas de como retomar o ritmo dos treinos sem sofrer tanto.

– É muito importante entender que o que foi feito está feito. Não da pra correr atrás do passado, ou seja, o seu foco tem de estar daqui para frente, no que pode ser feito pra melhorar.

– Entenda que você está numa fase de retorno, o seu corpo não está mais acostumado ao mesmo desempenho físico de antes. Portanto, os seus treinos devem ser um pouco mais leves para que você possa readaptar seu condicionamento físico. Aos poucos seu corpo assimila os resultados e antes do que você imagine estará preparado para desempenhar a mesma performance de antes, sem se preocupar com lesões por excesso de estímulos ou com aquele cansaço extremo que deixa seus músculos doloridos ao ponto de nem se mexer no dia seguinte. Voltar ao ritmo aos poucos, além de prevenir lesões e dores que impedem você de fazer a suas atividades do dia dia, promove um retorno com qualidade vida e saúde.

Como não faltar no treino

Está difícil vencer o sono e acordar mais cedo para treinar ou seu dia está tão cansativo que você não consegue ir pro treino depois do trabalho?

Então está na hora de você melhorar a sua programação, e fazer coisas simples como:

– Coloque seu despertador para tocar onde alguns minutos mais cedo do que você deveria acordar de fato, pois se você colocar o despertador em modo soneca não se atrasará, sabe aqueles 10 minutos que fazem toda a diferença? É só uma questão de programação.

– Deixa sua roupa de treino separada, isso economiza tempo de manhã e você pode priorizar outras atividades sem se atrasar.

– Também é muito legal se você já conseguir deixar o seu café da manhã separado ou preparado, assim você não perde tempo preparando e nem escolhendo o que vai comer logo cedo.

– Agora, se o seu problema está em vencer o cansaço do dia dia, se você passa em casa para se trocar e olha para o seu sofá e por ali fica, cuidado com essa armadilha. Já leve a sua mala com a sua roupa e o seu material esportivo para o trabalho, assim você não precisará passar em casa para se trocar, você poderá ir direto pro treino e não terá a tentação de ficar em casa descansando, sabemos o poder que uma soneca tem para acabar com o treino.

Provavelmente, além de querer perder os excessos do final de ano, você também está atento ao carnaval que está pra chegar, e nesse caso um objetivo pode ajudar o outro, faça essas pequenas mudanças no seu dia a dia e veja os grandes resultados que elas trarão pra você.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.