Topo

Fernando Guerreiro

Você á atleta de fim de semana? Prepare-se para não sofrer no exercício

Fernando Guerreiro

04/05/2019 04h00

Crédito: iStock

Falta de tempo ainda é uma das desculpas mais comuns de quem não tem uma vida de exercícios físicos ativa. A semana demanda tantos compromissos que sobra apenas o final de semana para se exercitar, e é ai que deve-se ter o maior cuidado. A "síndrome do atleta de fim de semana" se encaixa para pessoas que dão seus 100% de esforço físico no futebol, naquela corrida com os amigos entre muitas outras atividades para fugir do sedentarismo.

Alguns cuidados precisam ser tomados para que isso não traga problemas maiores e deixe de ser um momento prazeroso.

Você lembra como acordou no dia seguinte de bancar o "super-herói" numa atividade física que seu corpo não estava acostumado? Todo quebrado e dolorido, certo? Essa sensação se dá por conta de esforço físico abusivo sem uma preparação adequada. Por isso, é muito importante ter uma série de treinos durante a semana, por mais curtos que sejam, vão te proporcionar condicionamento físico, ganho de força muscular e resistência cardiovascular, e você vai sentir toda a diferença. Seu corpo precisa disso para aguentar as maratonas de final de semana.

Se o seu objetivo não for não ser o alto rendimento, você poder se preparar com treinos rápidos na sua própria casa, fazendo exercícios como agachamento, flexão de braços, pular corda, abdominais e até usar uma escada do seu prédio ou uma corrida no quarteirão em que mora.

Ah, mas você não faz ideia de como montar uma série de treino?! Então essa dica é pra você: existem vários aplicativos com programas de treinos curtos e intensos, que podem ser feitos em qualquer lugar. O legal que eles já mostram como executar os movimentos e também têm um treino de acordo com a sua rotina. Assim, você diminui o risco de lesões e poderá aumentar seu rendimento. Mas é importante lembrar que contar com a orientação de um profissional da área sempre é a melhor opção.

Com pouco investimento de tempo e dinheiro você poderá se divertir muito mais no seu final de semana, além de diminuir os riscos e ter ganhos que nem esperava antes.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.