Mudei para um apartamento maior e preciso de dicas para decorar o living e o lavabo

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Acervo pessoal

    No ambiente de estar, há espaço para um sofá de dois metros, duas poltronas e uma mesa<br> de centro retangular. Também é importante usar tapetes para marcar os ambientes

    No ambiente de estar, há espaço para um sofá de dois metros, duas poltronas e uma mesa<br> de centro retangular. Também é importante usar tapetes para marcar os ambientes

A leitora do UOL Casa e Imóveis Ruri Giannini precisa de ajuda na decoração de seu novo apartamento. Ela e o marido mudaram de um imóvel de 40 m² para um de 125 m² e os antigos móveis ficaram pequenos. Como paliativo, resgataram algumas peças maiores da família, mas as coisas não combinam muito.

Ruri quer trocar os móveis da sala, criando espaço para um ambiente de jantar, de estar e de TV. Além das dúvidas relativas ao mobiliário, ela também pergunta se a sala de jantar pode ficar logo na entrada social. Outra questão diz respeito ao lavabo. Como podemos ver pela foto, a janela fica bem próxima da cuba da pia, o que complica na hora de projetar um espelho. Veja abaixo nossas recomendações para o apartamento da internauta.

Disposição

Para começar, na sala de jantar, Ruri deveria colocar uma mesa redonda para seis lugares. Como esse ambiente fica logo na entrada, a mesa redonda facilita a circulação e deixa o espaço mais fluido. O aparador pode ser substituído por um bufê com portas (para armazenagem da louça), a 0,80 metro do piso.

  • Acervo pessoal

    Na sala de jantar, Steiner recomenda colocar uma mesa redonda, que facilitaria a circulação.
    O aparador pode ser substituído por um bufê com portas para armazenagem da louça

Não vejo problema nenhum de entrarmos direto na sala de jantar. A hierarquia dos ambientes depende de quem vai usar a casa. O importante é que a mesa de jantar fique perto da cozinha.

No ambiente de estar, temos espaço para um sofá de dois metros, duas poltronas e uma mesa de centro retangular. As poltronas devem ter no máximo 0,70 metro de largura e ficar em frente ao sofá.

A marcação dos espaços deve ser feita por meio de tapetes. Ou seja, um tapete na sala de estar e outro na sala de TV, da mesma cor e modelo. O ideal ainda é que eles tenham a mesma largura, para termos a sensação de regularidade e continuidade de espaços. Vale lembrar que a sala de jantar não requer tapete.

Já no ambiente de TV, a leitora pergunta se é possível colocar uma estante para aparelhos, livros e DVDs. Gosto da ideia de livros no ambiente social. Eles deixam a casa mais quente e mais erudita.

Um modelo do tipo colmeia, com nicho para televisão e aparelhos é a melhor saída. Como a sala não é tão grande, a estante deve ter 0,40 metro de profundidade e ir do piso ao teto. A peça pode ser revestida de laminado branco fosco para deixar o espaço mais leve.

Lavabo

Janelas sobre a pia são cada vez mais comuns. E onde colocamos o espelho!? Observem que a janela do lavabo de Ruri fica mais à esquerda. Nesse caso, podemos encomendar um espelho afastado em 15 centímetros da parede, fixada em uma estrutura, avançando sobre a janela até quase a fechadura. Dessa forma, teremos um espelho generoso e ainda uma margem para abrir a janela.

  • Acervo pessoal

    Devido ao posicionamento da janela, a colocação
    do espelho deve ser feita sobre uma estrutura afastada da parede e ocupando toda sua largura

Para dar uma charme extra ao lavabo sem precisar de reforma, minha recomendação é que a leitora coloque uma cor mais interessante nas paredes. Existem muitas possibilidades: cinza chumbo, verde acinzentado, vermelho pitanga, amarelo mostarda.

Iluminação

Ruri ainda nos pergunta que tipo de luminárias ela deve usar na sala. No ambiente de jantar, um pendente a 0,80 metro do tampo da mesa é a melhor saída. Nos demais espaços, não utilizaria nenhum foco direto, a menos que ela queira iluminar obras de arte da parede.

Ambientes de estar e TV requerem luz indireta. Use e abuse de abajures em todos os lados. O segredo é poder controlar a intensidade luminosa e ter opções. Para começar, quatro abajures com lâmpadas de 40 W ou 60 W já deixam a sala bem iluminada. E com o tempo a internauta pode adquirir peças de luz fraquinha, que completam o projeto de iluminação.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos