Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Cabelo envelhece, sabia? Identifique os sinais e veja como cuidar dos fios

Rodrigo Cintra

14/08/2018 05h00

Manter os cuidados dos cabelos vai retardar a ação do tempo (Foto: iStock)

Da mesma forma que o rosto e o corpo sentem o passar do tempo, com rugas, flacidez, falta de colágeno e linhas de expressão, o cabelo também passa por alterações. Em quem não cuida dos fios, isso aparece antes. Mas se você investe em tratamentos de prevenção, com certeza os cabelos vão parecer mais saudáveis.

A partir de certa idade, perde-se pigmentação e começam a aparecer os fios brancos. Há quem passe pela escassez de cabelo, ficando com fios ralos e finos. São suas escolhas e práticas no dia a dia que vão influenciar esse cenário. As adeptas de vários procedimentos químicos, por exemplo, podem antecipar esse envelhecimento ao aderir a alisamentos, bem, como quem abusa de secador, babyliss e prancha.

Veja também

Então, vale analisar seus hábitos e descobrir como anda a aparência do seu cabelo. Uma nova postura e os produtos certos podem fazer milagres e promover um upgrade na idade cronológica dos fios. Quer ter 40 com cabelo de 20? Siga estes mandamentos:

Mente sã, cabelo iluminado

O estresse pode ajudar a acelerar o envelhecimento dos fios. Tente manter a tranquilidade, pratique atividades físicas ou medite. Ter um estilo de vida saudável reflete em todo o corpo, inclusive na qualidade dos fios.

Manutenção é essencial

Há quem fuja da tesoura como o diabo foge da cruz. Mas não adianta. Se a ideia é manter os fios em dia, tem de encarar a tesoura, pelo menos, uma vez a cada três meses. Alguns cortes, principalmente os curtos e franjas, devem ser reparados entre 20 e 45 dias. Isso é essencial para combater as pontas duplas.

Dê adeus aos maus hábitos

O cigarro reduz a oxigenação sanguínea e a poluição também é prejudicial —  causa aspecto "enferrujado" devido aos radicais livres. E mais: comer mal influencia de forma negativa a beleza dos fios. A falta ou o baixo consumo de minerais e vitaminas enfraquece o cabelo, promovendo a queda. Dê preferência à alimentação balanceada e veja o resultado no espelho.

Proteção nunca é demais

Pode pegar praia e piscina, mas os fios expostos aos raios UV têm uma perda gradual de proteína e ficam fracos. Sem falar, que a falta de protetor solar também favorece o desbotamento precoce. Na hora de secar os fios, o protetor térmico também exerce sua função de evitar o ressecamento, opacidade e a ruptura da estrutura capilar.

Tenha um nécessaire potente

Para um cabelo com movimento, maleabilidade, volume no ponto certo e brilho, invista em um arsenal de produtos: vale alternar xampu e condicionador específicos para o seu tipo de cabelo com versões anti-idade. Também é indicado revezar máscaras de hidratação e nutrição com as de reconstrução para uma melhor absorção de ativos essenciais, como aminoácidos, para resgatar a água e a elasticidade do fio. O leave-in e o reparador de pontas também ajudam na hidratação.

Saiba lavar e secar

Procure usar itens que combinem com a textura do seu fio. Se você pratica atividade física todos os dias, não tenha medo de lavar os fios diariamente. Não esfregue o couro cabeludo para não machucar. Na hora de secar, nada de passar a toalha de forma brusca: amasse os fios suavemente para eliminar a umidade. Para pentear, espere os fios estarem secos e opte por um pente com dentes largos. Primeiro desembarace as pontas, depois o comprimento e então da raiz até as extremidades.

Busque a opinião de quem entende

Bater aquele papo com o seu cabeleireiro é mais do que recomendado. Ele pode fazer uma avaliação mais profunda do estado dos seus fios e sugerir os procedimentos adequados. Com certeza, com essas dicas, o seu cabelo vai ficar lindo.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra