Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As unhas são parte importante do visual de muitas brasileiras, que estão sempre apostando em novos shapes, cores, tratamentos e métodos de alongamento. Porém, algo que parece simples, como lixá-las, pode comprometer a sua saúde. Com isto em mente, a Drª Daniela Leal, autora do Pequeno Livro de Beleza, preparou, com exclusividade à Bazaar, um passo a passo para sanar todas as dúvidas, desde o corte até a escolha dos removedores de esmaltes. Veja abaixo!

1. Cortar as unhas: tem segredo?
Segundo a médica, os matérias selecionados devem ser específicos para essa finalidade, como o alicate ou uma tesoura afiada.“O corte deve ser feito de maneira perpendicular à superfície das unhas, para evitar a delaminação, que predispõe à descamação da lâmina. Os pés merecem atenção especial: como as unhas são mais duras, o ideal é que estejam úmidas na hora de cortar – a lâmina se torna mais maleável, evitando o risco de lascar ou quebrar”, explica.

2. Lixar as unhas ajuda no fortalecimento?
“Muitas mulheres optam por manter os cantos retos ou com ligeiro arredondado, o que do ponto de vista médico é o ideal. Arredondar por completo as bordas laterais facilita a quebra e aumenta o risco de encravar”, conta Daniela. A famosa lixa de polimento da superfície da unha não é aconselhada, já que ela afina a espessura da lâmina, que segundo a médica, enfraquece, aumenta a quebra, forma lascas e gera pontos brancos e até onicólise – descolação da unha do dedo.

nails-art-02

3. Devo retirar as cutículas por completo?
Responsáveis por proteger a base da unha, a cutícula, ao ser retirada, pode facilitar a aparição de infecções, como a micose. A dica da especialista para melhorar a sua aparência é empurrá-las de maneira suave com o uso de produtos específicos para amolecê-las. “Outra orientação que pode ajudar é que, durante o banho, a própria pessoa pode fazer movimentos circulares com a unha, empurrando a cutícula, o que faz com que ela saia sozinha, sem usar força.”

4. Unhas postiças causam danos à saúde?
As unhas postiças em si não trazem prejuízos à unha natural, mas a cola ou o adesivo utilizado para fixá-las e o solvente para retirá-las podem levar ao enfraquecimento e à quebra das unhas naturais, além de causar alergias. Segundo a médica, quanto maiores as unhas postiças, maior o risco de traumas e quebra da unha natural.

5. Qual o melhor tipo de removedor de esmaltes?
Geralmente, o ressecamento percebido pelo uso de esmalte é ocasionado pelo uso uso da acetona como removedor, diz Daniela. Removedores que são à base de álcool, acetato de etila ou acetato de butilo também podem causar desidratação, por isso, antes de comprar o produto, é essencial procure por esses nomes no rótulo dos produtos. “Os removedores oleosos são os mais indicados, com álcool cetílico, palmitato cetílico, lanolina e óleo de mamona, por exemplo. Eles formam um filme sobre a unha que diminui a perda de água, mas, em termos de eficácia como removedores, são mais lentos e precisam de mais passadas para retirar todo o esmalte”, adiciona.

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar