Topo

Após convite do RiR, Anitta planeja festival próprio sem "renegar essência"

Anitta - Reprodução/Instagram/anittta
Anitta Imagem: Reprodução/Instagram/anittta

Do UOL, no Rio

18/09/2017 14h54

A ausência mais sentida desta edição do Rock in Rio, Anitta agora planeja seu próprio festival de música, segundo ela, mais democrático.

A cantora e empresária pretende convidar artistas nacionais e internacionais para dividir o mesmo palco. "Democrático, o evento pretende ser sem preconceito com ritmos. A ideia é que artistas brasileiros e internacionais ocupem o mesmo espaço. Segundo a organização, não haverá palcos paralelos, garantindo que representantes do samba, funk e outros ritmos tenham o mesmo destaque que artistas do pop, hip hop e rock internacionais", informou em um comunicado.

No domingo (17), Roberto Medina, o idealizador do festival, afirmou ter chamado Anitta para participar da edição de Lisboa do evento. "Conversei com ela e a convidei para cantar em Lisboa. Ela me falou que vai fazer um show mais pop para lá e quem sabe no próximo ela está aqui", disse Medina.

Anitta confirmou que recebeu o convite para se apresentar na versão portuguesa do Rock in Rio. "Sim o convite foi feito. A mudança da essência do show para que ele fosse mais pop foi um pedido. Mas não me sentiria confortável em renegar minha essência e maquiar o ritmo que me fez chegar onde estou. Também acho que não seria justo com meu público e com a serie de pessoas que dependem do funk com o qual me comprometi a levantar a bandeira e ajudar a crescer da maneira que o mesmo fez comigo. Mas tudo é conversável", disse a cantora, por meio de sua assessoria de imprensa.

"Se eu puder fazer um show autêntico como todo artista faz vou adorar fazer RIR no Rio ou em qualquer lugar do mundo. Seria um prazer enorme. O RIR tem anos de sucesso e isso é resultado de um trabalho bem feito. É sempre uma honra pros artistas serem convidados para fazer parte dele."

O UOL apurou que para as pessoas mais próximas, Anitta já confidenciou ser um projeto ousado e também não cansa de repetir: "É para lacrar. Quero tudo perfeito".

O festival faz parte da estratégia da cantora de mostrar a seu trabalho e não ficar parada. Recentemente, inclusive, ela anunciou que o projeto CheckMate, em que vai lançar uma música e um clipe por mês. A música que lançou a ação, em setembro, foi "Will I See You", sua primeira música em inglês, que já está tocando em todas as rádios.

Principal representante da música pop atual do Brasil, a falta de Anitta no festival foi sentida logo que a escalação completa foi divulgada, meses antes do festival. O clamor voltou assim que Lady Gaga cancelou seu show às vésperas da abertura. Para os fãs da Mother Monster, a brasileira seria a atração perfeita para substituí-la. Mas o cancelamento foi divulgado com o substituto já definido. A banda Maroon 5, que acabou tocando duas vezes seguidas no festival.

Vice-presidente executiva do Rock in Rio, Roberta Medina ainda tentou explicar a ausência dizendo que o pouco tempo de preparação inviabilizaria uma apresentação de Anitta no lugar de Lady Gaga. "Ninguém sobe neste Palco Mundo sem estar preparado, é muita pressão. Tem toda uma questão técnica, não dá para entrar de um dia para o outro", disse a filha de Roberto Medina ao UOL.

Quem entrou no jogo para botar mais fogo na polêmica foi a drag queen Pabllo Vittar, parceira de Anitta na música "Sua Cara", de Major Lazer. A cantora se apresentou de surpresa na sexta e no sábado no Rock in Rio. Primeiro em um palco de um dos patrocinadores, fazendo um pocket show que atraiu mais atenção do que os palcos principais.

No sábado foi a vez de Pabllo subir Palco Mundo, o principal do evento, como convidada de Fergie e cantar "Sua Cara" com a gravação ao fundo destacando a voz da amiga Anitta. Fergie só acompanhou na dança e alguns versos do refrão.

Anitta, que estava de férias nos Estados Unidos, só comentou a performance na manhã deste domingo (17). Ela aplaudiu a atitude da amiga Pabllo Vittar e ainda agradeceu o convite de Fergie —que queria Anitta ao seu lado na apresentação— e disse que irá "rebolar a bunda" com a estrela do Black Eyed Peas em uma oportunidade "muito melhor". Ui!