Topo

Por que se ajoelha para pedir alguém em casamento? Site explica tradições

Getty Images
Imagem: Getty Images

Da Universa

22/07/2019 11h15

Pedidos de casamento podem até ser feitos de formas diferentes, mas alguns itens são quase obrigatórios em muitas culturas.

O site "The Engagement Ring Bible" contou algumas referências para gestos que casais apaixonados fazem para "seguir o figurino".

Por que se ajoelhar?

A tradição vem da Idade Média, quando os cavaleiros se apoiavam em um dos joelhos em frente aos seus senhores em sinal de respeito e lealdade, e em cerimônias religiosas. A ideia em um pedido de casamento não é diferente: as mesmas promessas são traduzidas nesse gesto ao pedir a mão de alguém.

Anel e anúncio de noivado

Em 1214, o Papa Inocêncio 3º determinou que os casais deveriam ter um período entre o pedido e o casamento legal e religioso. O anel foi uma ideia para marcar esse compromisso. Já espalhar a notícia era uma maneira de garantir que não haveria oposição ao matrimônio -- o famoso "fale agora ou cale-se para sempre" maior, por assim dizer.

O dedo anelar

Por que usar o anel na mão esquerda? Uma das explicações vem do Antigo Egito, em que uma tradição dizia que o dedo anelar tinha uma ligação direta com o coração. Entre os gregos e romanos, porém, esse dedo era usado para colocar anéis qualquer que fosse o compromisso: por amor, negócios e até escravidão.