Topo

Fernando Guerreiro

Preciso alongar antes do exercício? Tire 5 dúvidas comuns de quem treina

Fernando Guerreiro

06/04/2019 04h00

Crédito: iStock

Você está numa rotina de atividade física boa, focado nos seus resultados, mas ainda tem algumas dúvidas básicas de treino? Então, vou responder algumas questões comuns para tentar ajudá-lo.

Posso correr todos os dias?

O ideal é ter um tempo de descanso, ao menos um dia de intervalo para recuperar os músculos desse esforço e também evitar  uma sobrecarga nas articulações.

Uma opção é intercalar seus treinos de corrida com outras modalidades, como a musculação,  para fortalecer ou ganhar massa magra. Se você gosta e está focado nos resultados dos treinos aeróbicos, pode intercalar a corrida com bike, natação, transport, pular corda etc. Dessa forma, consegue manter e intensificar seus ganhos sem o risco de uma fadiga em excesso.

É necessário alongar antes de treinar?

O alongamento é ideal e fundamental para qualquer hora do dia. Os ganhos com alguns minutos de alongamento sempre serão bem-vindos. Porém, antes de treinos mais intensos, o necessário mesmo é fazer um bom aquecimento, movimentar bem as articulações e começar com cargas mais leves até preparar o corpo pra uma carga mais pesada. O alongamento, levando pra um método de relaxamento, é uma ótima dica pra você sair renovado da academia.

Musculação antes ou depois do aeróbio?

Se o seu objetivo principal for diminuir peso e reduzir o seu percentual de gordura, o mais aconselhável é que inicie o treino com um estímulo aeróbico, destinando mais energia pra uma atividade que terá um gasto calórico maior. E na sequência fazer um treino de musculação: é como a cereja do bolo, só que pra queimar as calorias restantes ainda, já que seu metabolismo estará acelerado e você irá potencializar essa queima de calorias.

Se o seu objetivo é ganhar músculos, o seu foco deve estar em fazer seu treino de musculação primeiro, priorize sua energia naquilo que vai gerar os melhores resultados pra você.

Carga pesada ou treino concentrado?

O excesso de carga não garante bons resultados. Saber seus limites e saber até aonde você pode ir com suas cargas, além de trazer melhores resultados musculares, também minimiza as chances de lesões.

Uma carga exagerada normalmente leva a uma execução errada do exercício, e isso faz com que você não aproveite bem feixes musculares a serem trabalhados.

Carga é importante, porém, sua concentração e consciência corporal são mais importantes ainda.

Melhor correr na esteira ou na rua?

Cada um reage de maneira diferente nesse caso, mas ambos os estímulos têm resultados parecidos. Correr na esteira proporciona um controle maior da situação, falando em relação à inclinação, velocidade, terrenos. Com as informações do painel, você tem uma ideia mais clara do que está fazendo.

Quando se trata de correr na rua, o treino fica um pouco duro, você não controla tanto as condições, e isso pode elevar o esforço físico, exigindo mais do seu condicionamento. Porém, correr em lugares abertos pra algumas pessoas é uma forma de se distrair.

É muito importante levar em consideração o histórico e os objetivos de cada pessoa ao decidir pelas melhores opções, por isso é fundamental a ajuda de um profissional da área pra auxiliar você corretamente.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.