Topo

Fernando Guerreiro

Como colocar em prática e cumprir suas metas fitness de início de ano

Fernando Guerreiro

05/01/2019 04h00

Crédito: iStock

Há quanto tempo você faz uma promessa no início do ano e, depois de 12 meses, percebe que ficou muito longe daquilo que queria e planejou?

É muito mais comum do que pensamos programar uma jornada de atividades físicas, qualidade de vida, saúde e uma boa alimentação e no meio do caminho acabar falhando. Mas, a seguir, vou dar algumas dicas para isso não acontecer e você conseguir um estilo de vida sustentável, para não desistir dos seus objetivos.

Encontre uma atividade que você se sente desafiado e motivado a praticar, fazer algo por obrigação mais cedo ou mais vai cansar. Para achar o treino ideal, faça vários testes, passe pelas mais diferentes atividades físicas, vá a lugares diferentes…

Construa metas em curto e médio prazo, assim você terá conquistas constantes, que vão motivar a continuar e não desistir. Metas muito longas são mais difíceis de ser alcançadas justamente pelo tempo mais longo. Mas não se preocupe, com as metas de curto prazo e médio prazo você também atingirá as de longo prazo.

– Cuidado com métodos muito ofensivos ao corpo e a saúde, promessas de resultados muito rápidos podem não ser tão sustentáveis.

Evite gastos exagerados, eles tendem a levar você a uma desistência precoce. Você pode contar com ajuda online, há aplicativos que são ótimos para ajudar os seus treinos. A ideia é que você tenha algo fácil, prático, barato e que de fato seja útil na sua vida. Alguns aplicativos oferecem inclusive formas de competição entre amigos, o que trará muita motivação e desenvolverá disciplina, uns ajudando os outros.

– Não crie um sistema de autopunição, seja disciplinado, porém seja flexível com você mesmo. Uma cobrança muito dura ou um sistema de se castigar por falhar inibirá a construção do seu estilo de vida saudável, isso o impedirá de ser feliz e o tempo todo você estará se autocriticando em vez de se amar. Gostar de você é muito importante para ir além.

Não pare nas primeiras barreiras, nem sempre será fácil ou prazeroso, mas se você estiver alinhado com seus propósitos, sempre valerá a pena.

Chega de promessas não cumpridas, mexa-se!

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.