Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Exercícios para as pernas são essenciais para saúde do cérebro, diz estudo

Exercício de sustentação de peso envia sinais ao cérebro e ajuda a produção de células neuronais saudáveis  - iStock
Exercício de sustentação de peso envia sinais ao cérebro e ajuda a produção de células neuronais saudáveis Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

23/05/2018 18h12

Malhar as pernas é fundamental para o sistema nervoso. É o que sugere um estudo publicado pelo periódico Frontiers in Neuroscience, nesta quarta-feira (23). Pesquisas inovadoras mostram que a saúde neurológica depende tanto dos sinais enviados pelos grandes músculos das pernas do corpo para o cérebro, quanto dos estímulos do cérebro para os músculos.

Essa descoberta permite levar aos médicos novas pistas sobre por que pacientes com doença neuromotora, esclerose múltipla, atrofia muscular espinhal e outras doenças neurológicas frequentemente pioram quando o movimento dos membros inferiores fica limitado. 

Veja também: 

"Nosso estudo apoia a noção de que as pessoas que são incapazes de fazer exercícios com carga --como pacientes acamados -- não apenas perdem massa muscular, mas a química do corpo é alterada e até mesmo seu sistema nervoso é prejudicado ", diz Raffaella Adami, uma das autoras do estudo.

Estudo limitou o uso dos membros inferiores em animais

No trabalho científico, os pesquisadores restringiram camundongos de usarem as patas traseiras, mas não as da frente, durante um período de 28 dias. Os ratos continuaram a comer, praticar atividades e não apresentaram estresse.

No final do estudo, os pesquisadores examinaram uma área do cérebro chamada zona sub-ventricular, que em muitos mamíferos tem o papel de manter a saúde das células nervosas. É também a área em que as células-tronco neurais produzem novos neurônios.

A equipe de cientistas constatou que a falta de atividade física diminuiu o número de células-tronco neurais em 70%, em comparação com um grupo controle de camundongos, que seguiram andando. Além disso, tanto os neurônios quanto os oligodendrócitos --células que sustentam e isolam as células nervosas -- não amadureceram completamente quando o exercício foi severamente reduzido.

A pesquisa mostrou ainda que o uso das pernas, particularmente no exercício de sustentação de peso, envia sinais ao cérebro que são vitais para a produção de células neuronais saudáveis.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube