CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Pensar apenas em calorias pode engordar; entenda por quê

Não prestar atenção nos nutrientes e propriedades do alimentos é perigoso e pode fazer mal à saúde; nutricionista explica

Luiza Camargo Publicado em 31/10/2016, às 11h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pensar apenas em calorias pode engordar;  entenda por quê - Shutterstock
Pensar apenas em calorias pode engordar; entenda por quê - Shutterstock

 Emagrecer é o desejo de muitas pessoas, principalmente nesta época do ano. Porém, uma das tentativas mais "comuns" é contar as calorias diárias, fazendo dietas de 900 e 1200 calorias em média por dia. Todavia, esse pensamento pode ser muito perigoso e , ao invés de perder peso, pode criar o efeito inverso.

"Pensar só nas calorias sem avaliar a qualidade dos ingredientes pode ser o maior risco para embarcar nas calorias escondidas, pois veiculam calorias sem nutrientes, que desequilibram o metabolismo, não colabora com o estado de saúde que o alimento de verdade propõe ofertar", afirma  Ludimila Gouvêa, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa.

Ou seja, não adianta comer besteiras ou frituras em pouca quantidade ou apenas carboidratos, por exemplo, pois  o emagrecimento não será saudável e durará pouco tempo.

" Ter uma alimentação equilibrada e organizada, protege o organismo desse consumo desnecessário, visto que na maioria das vezes ela substitui alimentos de qualidade. Outra dica básica para quem quer emagrecer é o fracionamento de refeições, pois evita as janelas de oportunidade para esses alimentos que não trazem nutrientes, apenas calorias", comenta a expert.

Quem quer perder a barriguinha deve prestar atenção nos nutrientes em dobrou pois, segundo a especialista,  alimentos pouco saudáveis aumentam muito a gordura abdominal.