Topo

Como se formam os calos? A hora em que você compra sapato pode influenciar

Istock/Getty Images
Imagem: Istock/Getty Images

Bia Souza

Do UOL, em São Paulo

14/12/2016 06h00

Nas mãos, nos pés, mas também nos joelhos e nos cotovelos. Os calos são incômodos em qualquer lugar.

Calos são criados pelo aumento de queratina na pele, causada por um atrito ou por sobrecarga. A área da pele fica mais grossa e rígida por estar sofrendo um contato repetitivo naquele local, em outras palavras, um calo se forma quando o seu corpo tenta defender aquele lugar de uma possível lesão.

Os calos podem acontecer em qualquer região do corpo. Até mesmo um sutiã com sustentação apertada, se entrar em atrito com a pele muitas vezes, pode gerar um calo.

Entre as principais causas dos calos estão calçados apertados ou mesmo muito largos, atividades físicas que exigem atrito constante em uma determinada parte do corpo, algum tipo de deformidade como joanetes ou dedos em formato de garras e até sobrepeso.

Diferenças

O calo costuma ser achatado, seco e deixa a pele da região mais grossa. A calosidade é um acúmulo de decido duro e denso, um espessamento da pele por sofrer atrito. Ela costuma aparecer na palma das mãos ou na sola dos pés e não provoca dor.

“Eles são diferentes quanto a causa, existe calo somente da pele, que é chamado hiperqueratose, e existe calo causado por atrito ósseo, chamado de calosidade óssea”, explica a ortopedista Cibele Réssio.

Tratamento

Calos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
Os médicos recomendam não raspar ou tentar retirar o calo para não ferir a pele.

O calo aparece porque aquela região do corpo está sofrendo um trauma. Se você cessar o atrito, ou, se necessário, mudar o formato do pé, por exemplo tratando o joanete, o calo desaparece

Bruno Massa, especialista em pé do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP

Se o calo não desaparecer ou se houver a presença de fungos e bactérias o ideal é procurar um médico. Caso a pessoa tenha diabetes o ideal é falar com o profissional da saúde para avaliar a necessidade de um tratamento.

Como prevenir

Os calos e calosidades podem ser evitados e até mesmo eliminando o que está causando atrito naquela região do corpo. Atitudes simples como comprar o sapato correto pode impedir que os calos apareçam.

“O ideal é comprar os sapatos no final da tarde ou começo da noite, porque os pés ficam mais inchados nesse horário e os dedos maiores. De manhã o pé está mais sequinho”, explica o professor Caio Augusto de Souza Nery, do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp.

O médico também ressalta que antes de ser bonito e atraente o calçado precisa ser saudável, e se estiver machucando o ideal é deixar de usá-lo imediatamente