Topo

Cake Boss dá dicas para quem quer começar a se aventurar na cozinha

Buddy Valastro dá autógrafos durante visita surpresa na unidade da Carlo"s Bakery em São Paulo - Divulgação
Buddy Valastro dá autógrafos durante visita surpresa na unidade da Carlo's Bakery em São Paulo Imagem: Divulgação

Anna Fagundes

Do UOL

21/02/2017 14h27

Falar de Buddy Valastro é pensar em bolos imensos e pirotécnicos: foram eles, afinal, que fizeram sua fama nos Estados Unidos com o programa “Cake Boss” (exibido no Brasil pelo canal Discovery Home & Health).

Mas, por trás de todos os efeitos especiais, existe doces que eram o ganha-pão da família desde os tempos em que a famosa Carlo’s Bakery era só uma doceria de bairro na cidade de Hoboken, nos Estados Unidos. E garantir que os doces continuem sendo um sucesso é uma preocupação constante do confeiteiro televisivo. “Você consegue perceber quando um bolo é feito com cuidado”, conta Buddy em entrevista para o UOL Receitas.

O confeiteiro recentemente inaugurou uma unidade da Carlo's Bakery em São Paulo - a primeira das 18 lojas da marca fora do território norte-americano. Para agradar a clientela, Valastro precisou considerar o gosto do público brasileiro na hora de montar o menu da casa. Além dos já conhecidos canolis e bolo Red Velvet, também há bolo de cenoura com brigadeiro (uma paixão descoberta durante a primeira visita do cozinheiro ao país, em 2014), com paçoca e com doce de leite.

“Testamos várias coisas para ter certeza de que tudo por aqui seria exatamente como você encontraria na nossa loja em Hoboken”, explica Buddy. “Não vou dizer que foi algo difícil, porque amamos o sabor brasileiro.”

Para começar

Dicas para o confeiteiro amador – ou para quem simplesmente curte fazer um bolo em casa, sem nenhuma decoração exagerada – também não faltam: Buddy, afinal se diz grande fã dos doces caseiros. “Técnicas e ingredientes são sempre de grande ajuda, mas o que faz toda a diferença em casa é preparar tudo com amor e cuidado”.

Além de amor e cuidado, não custa ser precavido: perguntado qual os erros que os iniciantes podem evitar, Buddy vai direto ao ponto: “Não saber as temperaturas corretas para assar e não ler a receita direito podem realmente causar um monte de problemas”, conta. “Sempre leia a receita do começo ao fim antes de começar a preparar o prato.”

Trocar ingredientes é outra coisa que causa arrepios no Cake Boss. “Sempre que ouço alguém falar de substituir ingredientes sem pesquisar direito, a história acaba mal. Se uma receita pede bicarbonato de sódio, por exemplo, não vá usar fermento achando que é a mesma coisa. Existe uma série de reações químicas que precisam ser levadas em conta, então tire um tempo extra para saber se o que você está colocando na receita é o correto.”

E para quem está começando a se aventurar na cozinha, qual a melhor receita para começar? A sugestão, acredite, não é nenhum bolo: “Pense em cookies. É uma receita flexível, mas que vai te ajudar a adquirir o conhecimento básico da ciência da confeitaria”.