Topo

Mindfulness Para o Dia a Dia

Como ler com atenção plena?

Marcelo Demarzo

20/02/2018 04h01

dicas para melhorar a leitura

Crédito: iStock

Neste post vou dar algumas dicas sobre como podemos usar a leitura para praticar mindfulness; e também o contrário, como utilizar o mindfulness para praticar uma leitura mais atenta. A leitura é uma atividade fundamental na nossa sociedade. Hoje, o acesso à leitura está ainda mais facilitado por meio das novas tecnologias. Podemos ler em qualquer local e tempo usando um smartphone, tablet ou computador.

Ao mesmo tempo, as próprias tecnologias têm tirado um pouco de nosso poder de concentração, principalmente quando os textos são mais longos, como quando paramos de ler no meio de um parágrafo ou frase para poder atender ao celular, ou para checar uma mensagem na rede social. Isso se soma ao fato de que naturalmente podemos nos dispersar durante a leitura, tendo que voltar algumas páginas com certa frequência.

Assim, a leitura pode ser uma oportunidade para praticarmos a atenção plena, possibilitando a obtenção de dois benefícios ao mesmo tempo: a aquisição de novos conhecimentos e o cultivo de mindfulness em nosso dia a dia. O convite é para que possamos passar de uma leitura desatenta e multitasking (fazendo várias coisas ao mesmo tempo) para uma leitura mais consciente (mindful reading), prazerosa e efetiva.

Veja algumas dicas para uma leitura mindful

  • Encontre um tempo reservado para se concentrar na leitura, mesmo que sejam 15 ou 20 minutos, em vez de colocar a leitura dentre as várias outras atividades do dia. Evite, por exemplo, ler ao mesmo tempo que come ou assiste TV;
  • Opte por mesclar a leitura de textos ou livros "por prazer" com as leituras "por necessidade" ou obrigação, assim a leitura poderá ser desfrutada, e não se torna apenas mais um item em nossa crescente lista de tarefas;
  • Considere ler a versão em papel, impressa, assim as interrupções potencialmente serão menos frequentes. Logicamente essa dica funcionará melhor se também deixarmos nosso celular, tablet ou computador um pouco de lado durante a leitura;
  • Ao mudar de página, aproveite para, por alguns instantes, observar a qualidade e quantidade da luz, a cor, e até o cheiro da tinta na página (se for impressa), e sinta também o peso e o contato do livro ou do aparelho em suas mãos. São como pequenas pausas de consciência durante a leitura;
  • Tenha a intenção de tomar consciência, durante a leitura, do momento em que a mente divaga em alguma palavra ou frase, ou devido à uma interrupção. Isso é natural, e deve ser encarado como parte do processo de leitura. Ao tomar consciência intencionalmente desses momentos de distração, numa atitude de curiosidade e abertura (sem autocrítica), criamos também um espaço de escolha para podermos voltar à leitura de maneira consciente (momento de meta-cognição ou auto-observação consciente). Isso é diferente de se perder em pensamentos, imagens e narrativas mentais no "piloto automático" por vários minutos ou horas;
  • Por fim, aproveite para se observar durante a leitura, tomando consciência de como o conteúdo do texto, ou determinada palavra ou frase, geram determinadas sensações, mudanças do estado emocional, tipos de pensamentos ou impulsos. Ou seja, podemos observar como aquela leitura afeta nossa experiência; e também notar como o nosso estado mental e emocional daquele momento interfere na nossa leitura, talvez gerando mais distrações e menos concentração (no caso de emoções intensas), ou, por outro lado, potencializando a possibilidade de desfrutar da leitura (num estado de bem-estar).

Boas leituras com atenção plena!

REFERÊNCIA:

David Gelles. How to Be Mindful While Reading. NYT, 2017.

PARA SABER MAIS SOBRE MINDFULNESS

www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)

www.webmindfulness.com (WebMindfulness – Grupo de Pesquisa Coordenado pelo Prof. Javier García-Campayo – Universidad de Zaragoza, informações em espanhol)

www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação "Mindfulness" na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)

 

Sobre o autor

Marcelo Demarzo é médico especialista em mindfulness (atenção plena), professor e pesquisador na área de medicina, saúde e bem-estar. Ministra cursos e palestras sobre estilo de vida mindful, bem-estar e saúde --expertise desenvolvida em 15 anos como professor e pesquisador em vários hospitais e universidades brasileiras (UNIFESP, USP, Hospital Israelita Albert Einstein) e internacionais (Universidade de Oxford, Universidade de Zaragoza, Harvard University). É autor de livros e estudos científicos relacionados ao tema de mindfulness e qualidade de vida e realiza dezenas de atendimentos individuais e em grupo para disseminar o conceito de mindful living (viver pleno e consciente). É coordenador da Especialização em Mindfulness da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre saúde e qualidade de vida, com foco em mindfulness e bem-estar. Um espaço interativo para conversarmos sobre como desenvolver um estilo de vida mais mindful (pleno e consciente), que irá ajudá-lo a lidar melhor com o estresse, algo tão comum na nossa vida atual.