Bottega Veneta, inverno 2016 - Foto: Getty Images

Bottega Veneta, inverno 2016 – Foto: Getty Images

Neste domingo (31.10) é comemorado o Dia das Bruxas, e o make gótico é aposta certa para a data.  Nos anos 1980, a influência das músicas punk e rock trouxeram para as ruas o estilo gótico como o conhecemos hoje. Nos anos 1990, o grunge do Nirvana, e, na década seguinte, o metal melódico da banda Evanescence o mantiveram na mídia por mais um tempo.

Atualmente, uma releitura da tendência esta in voga. A versão suave, menos sombria, também conhecida como pastel goth, é mais focada na moda do que na música. Apesar de mais leve, ela também tem o preto como cor chave, embora não exija look total no tom. Aliás, o novo gótico até pede que a produção não seja totalmente na cor.

Quer entrar na onda mas não sabe por onde começar? Vale investir em batons de cores muito escuras, que conferem o mood dramático exigido. Para aderir à tendência, que esteve presente ao longo dos anos na beleza de grifes como Dior, Bottega VenetaRodarte, tenha em mãos um batom preto bem pigmentado. Caso queira fazer a linha dark, pero no mucho, vale optar por batons roxo, vinho e vermelho queimado, todos com efeito matte.

Na hora da aplicação, é importante fazer o contorno dos lábios com lápis de boca no mesmo tom, ou o mais semelhante possível. “Use produtos mais secos, que correm menos risco de escorrer e borrar durante o dia. Caso ele seja hidratante demais, use um pó translúcido solto por cima. Isso não irá alterar a cor original e o deixará matificado”, conta Virgínia Gregório, make up artist do Studio W Iguatemi.

É importante evitar blush marcado e produtos cintilantes, pois quanto mais fosco o visual, melhor. Ah, mas pode carregar na produção dos olhos – nesse caso, menos não é mais!

“Mulheres mais maduras ficam ótimas com batons escuros, principalmente em eventos à noite. Já as adolescentes, podem usar em qualquer horário. A maquiagem gótica suave está liberada para todos os tipos e tons de pele”, completa a especialista, ressaltando que o importante é ter estilo.