Topo

Histórico

Categorias

Blog da Sah Oliveira

Transição capilar: quero meu cabelo cacheado de volta, o que devo fazer?

Sah Oliveira

24/01/2018 05h00

É possível deixar os fios com química no passado e voltar a ter cachos lindos, sim! (Foto: iStock)

 

Por conta de imposições de padrões, muitas pessoas passaram a usar métodos de alisamento, que ganharam muito espaço no começo dos anos 2000. Já com seus fios lisos, muitas dessas pessoas começaram a se questionar: "Será que estou sendo eu mesma com este cabelo? Ou estou fazendo isso para me incluir nos padrões?". A partir daí, muitas das alisadas passaram a querer seus cachos de volta.

Tem gente que prefere os fios alisados e não há problema algum nisso. O importante é se sentir bem! Mas se você está a fim de ter o seu cabelo natural outra vez, precisa passar pela transição capilar — que é quando paramos de usar química e deixamos os cabelos crescerem naturalmente, cortando a parte alisada. Não há tempo certo de duração desse processo — depende do padrão de crescimento de seus fios.

Como foi a minha transição capilar

A minha transição não foi muito fácil. Aos 16 anos, decidi assumir o cabelo, não porque eu queria, mas sim porque a química estava acabando com ele. Tinha a autoestima muito baixa, me sentia muito feia, mesmo com os fios lisos. Quando decidi ter cabelo natural, muita gente tirava sarro de mim, principalmente na escola, onde eu sofri muito. Meus pais achavam que eu estava fazendo uma loucura, porque não ia conseguir emprego por conta do cabelo. Realmente enfrentei muitas dificuldades até arrumar um por causa disso, mas aos 19 anos eu entrei em uma empresa onde fui reconhecida e consegui fazer várias pessoas enxergarem o preconceito que existe em relação ao cabelo crespo e cacheado.

A transição para mim não foi o mais difícil, e sim os comentários negativos das pessoas. Mas o processo em si também não é fácil para quem não tem muita perseverança. Eu sou muito persistente e decidida, então se tomo uma decisão, levo adiante. Não é fácil parar de usar química, deixar o cabelo crescer; você sofre com problemas de autoestima, acha que seu cabelo não está legal e até deixa de sair com os amigos por causa disso. Quando eu estava quase acabando a transição, percebi que estava triste porque meu cabelo não crescia tão rápido. E queria voltar a fazer progressiva. Mas pensei que se já tinha chegado até ali, eu deveria continuar. Passei por nove meses na transição e aí decidi cortar o cabelo bem curtinho.

Durante a transição, parei de usar chapinha — só usava babyliss nas pontas, na parte que estava lisa com a química — e troquei produtos para cabelo liso por outros para cabelos cacheados, para que eles pudessem lembrar a forma que já tinham tido.

Durante a transição, siga essas dicas:

  • Tente se desapegar da chapinha, o quanto antes fizer isso será mais fácil para os fios rememorizarem a definição.
  • É preciso ser bem corajosa para fazer o big chop, que é cortar todo o cabelo com química em uma única vez. Porém, você terá os fios naturais mais rapidamente.
  • Para não sofrer muito durante a transição, muitas pessoas usam as box braids, que ajudam no crescimento e automaticamente conferem um visual novo e estiloso. Vale também abusar muito de acessórios e turbantes. Quando perceber, já terá passado pela transição!

No processo, talvez você se sinta com a autoestima baixa, mas não desista! No fim você verá que vale muito a pena! Persista!

Sobre a autora

Com 23 anos, Sah é formada em Marketing na Universidade UBC e em Comércio Exterior pelo IFSP. Suzanense (SP), de família simples, conquista o público com sua simpatia, buscando sempre atender atenciosamente quem a acompanha.

Sobre o blog

Dicas de cuidados com o cabelo crespo e de beleza negra. Aqui você vai aprender técnicas para deixar os seus cachos ainda mais bonitos e vai entender melhor como lidar com o seu tipo de cabelo.

Blog da Sah Oliveira