Topo

Inhame e chuchu no café da manhã? Veja 9 formas de comer vegetais logo cedo

iStock
Imagem: iStock

Carolina Prado e Gabriela Guimarães

Colaboração para UOL

04/11/2017 04h00

Você só tem a ganhar: os vegetais dão saciedade, equilibram o índice glicêmico dos alimentos e estimulam o funcionamento intestinal. Também ajudam a diminuir o colesterol, protegem contra doenças cardiovasculares, fortalecem o sistema imunológico, além de terem poucas calorias e muitas vitaminas, minerais e fibras. A seguir, veja nove maneiras de incluir vegetais na sua dieta logo cedo.

Pão com vegetais

Existem diversas receitas de pães que incluem vegetais, como o pão de brócolis, beterraba ou cenoura. Tem também bolo de legumes e tortas de vegetais, que podem, eventualmente, substituir o pão.

Omelete reforçado

Comer uma omelete no café da manhã significa começar o dia com uma boa porção de proteínas. Aproveite e misture legumes picados e verduras, como espinafre, abobrinha, berinjela e aipo. Com ovos mexidos também dá certo.

Suco vitaminado

Turbine seus sucos com legumes como beterraba, cenoura e pepino. O famoso suco verde, feito à base de couve ou alface, é rico em vitaminas e minerais.

Tapioca colorida

Você pode fazer sua própria goma de tapioca de vegetais ou legumes. Receita rápida: bata no liquidificador 1 beterraba com 2 xícaras de chá de água filtrada. Misture o suco com 250 gramas de polvilho doce, deixe de molho na geladeira da noite para o dia e pronto. É só retirar o excesso de líquido, passar por uma peneira e levar para a frigideira.

Sopa - iStock - iStock
Sopas leves também são boa pedida para começar o dia
Imagem: iStock

Sopa: por que não?

Melhor que seja preparada com vegetais frescos como batata, cenoura, chuchu e repolho, acrescida de proteína magra, como o frango. Resultado: muita energia e aquele quentinho no estômago. No calor, você pode optar por uma sopa fria refrescante. Boas combinações: pepino e iogurte ou cenoura com gengibre.

Aperitivo de legumes

Tirinhas de cenoura, pepino e aipo combinam com coalhada e homus e podem ser também uma boa opção para o café da manhã.

Em vez de pão...

Batata doce. Rica em carboidrato, ela é fonte saudável de energia e pode ser consumida cozida ou assada.

Substituto para o iogurte

Inhame cozido batido com fruta, como manga, banana ou morango, é um excelente substituto para o iogurte --e ótima alternativa para quem tem intolerância à lactose.

Salada de frutas e vegetais

Você pode utilizar a própria base da salada de frutas tradicional e incluir uma cenoura ou beterraba raladas, que já são alimentos de sabor natural mais adocicado. Jogue um pouco de granola por cima e fica perfeito.

FONTES: Camila Giacomini, nutricionista do Hospital São Luiz Morumbi; Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão; Cristiane Carius, nutróloga do Hospital Quinta D'Or; Edson Ramuth, nutrólogo fundador da Emagrecentro; Marcela Rossini Montenegro, nutricionista da Estima Nutrição.