Topo

Paola Machado

Quais exercícios mais indicados para o formato do seu corpo?

Paola Machado

10/10/2018 04h00

Crédito: iStock

Para emagrecer, aumentar os músculos ou conquistar qualquer outra mudança no corpo, podemos dizer que o resultado depende 60% de sua alimentação, 15% do exercício e 25% de fatores individuais e genéticos. A parcela destinada ao treinamento parece pequena, porém a atividade física é essencial para você atingir seu objetivo de forma saudável, reduzindo a composição corporal de gordura e com manutenção — ou até mesmo aumento — de massa muscular, melhorando assim a taxa metabólica basal –quantidade de calorias que o organismo gasta em repouso.

Porém, os fatores genéticos e individuais são determinantes e devem ser levados em consideração na hora de elaborar o cardápio e o treino. Os somatotipos corporais são os seguintes:

  • Ectomorfos Pessoas que têm dificuldade de ganhar qualquer tipo de peso, tanto massa muscular quanto gordura. Costumam ser magros e longelíneos.
  • Endomorfos Indivíduos que costumam acumular gordura subcutânea facilmente e ter dificuldade de controlar o peso.
  • Mesomorfos Possuem estrutura óssea grande e aparência naturalmente atlética. Têm facilidade tanto para ganhar massa muscular como para queimar gordura.

Os formatos corporais

Dentro dos padrões de somatotipo temos os formatos corporais, como pera, triângulo invertido, maçã, retângulo e ampulheta –entenda melhor cada um na ilustração abaixo. Não escolhemos onde acumulamos e armazenamos gordura e muito menos onde a perdemos, mas investir em certos exercícios pode ajudar a obter melhores resultados. 

Corpo ampulheta

Tem um formato mais curvilíneo, conhecido como corpo violão. Esse corpo é harmônico, pois a parte superior fica em equilíbrio com os glúteos e as coxas, sendo a cintura mais fininha. Porém, quando a pessoa consume algumas calorias a mais, engorda em todas as partes do corpo, ficando flácida e com celulite.

Sem não praticar atividades que tonificam o corpo, mulheres e homens com esse formato podem ter um grande acúmulo de gordura corporal, principalmente nas coxas e braços. Para manter os músculos firmes, indico conciliar exercícios de musculação ou aulas de circuitos funcionais com exercícios aeróbios.

Corpo triângulo invertido

O corpo é largo nos ombros e estreito no quadril, parecendo mais atlético. Pessoas assim tendem a ter menor quantidade de gordura. Atividades que proporcionam alto gasto calórico, como spinning e corrida, que contribuem para queimar a gordura indesejada de forma generalizada, são ótimas. Além disso, exercícios que focam a região do abdômen e modelam os glúteos e coxas podem ser bons complementos para esse corpo.

Corpo de pera

É um dos mais comuns de ser.  A largura dos ombros é menor do que a do quadril e a pessoa tem tendência a acumular gordura na região inferior do corpo, ou seja, glúteos e coxas.

Mulheres com esse formato ficam quase obcecadas em reduzir as medidas da parte inferior do corpo e investem muito em exercícios para a região. Mas o importante é sempre manter o corpo equilibrado e trabalhar também membros superiores.

Quem tem o corpo pera pode investir em natação –ótima para definição de membros superiores — e exercícios aeróbicos (corrida, bike) para enrijecer os músculos inferiores. É importante realizar também exercícios de musculação.

Corpo retângulo

É mais difícil de a pessoa engordar e também tende a ser mais difícil ela conseguir tônus muscular. Para adicionar algumas curvas, vale focar em exercícios que trabalham o core (abdômen, quadril, pelve e lombar). Faça também movimentos que aumentam massa muscular em todo o corpo para reduzir um pouco a aparência mais "frágil".

Invista em pilates e treinamento funcional, por exemplo, que são ótimos para definir em harmonia todos os grupos musculares, desde os mais profundos até os mais aparentes.

Corpo maçã

O acúmulo de gordura acontece em todo o corpo, deixando a cintura mais larga que os quadris e ombros. Exercícios aeróbios e intensos, que aceleram o metabolismo, são ótimos para o emagrecimento, principalmente quando combinados com treinos de musculação.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.