Topo

Regina Navarro Lins

"Meu marido viaja muito e acha que não tem que me contar todos os detalhes"

Universa

21/01/2019 04h00

Arte/Caio Borges

"Meu marido viaja muito a trabalho. Muitas vezes fica quatro ou cinco dias fora, em outro estado, e eu fico imaginando o que ele está fazendo nas horas livres. Ligo, e quase sempre ele me atende imediatamente, mas muitas vezes preciso deixar recado. Semana passada, logo que ele chegou de viagem, pedi que contasse em detalhes como havia sido a sua estada. Respondeu que isso não tinha muita importância, era trabalho e refeição com os funcionários apenas. Perguntei se havia mulheres e ele começou a rir. Disse que aquele "interrogatório" era inútil. Eu devia considerar as viagens como trabalho e ponto! Para não sofrer inutilmente com isso, perguntei porque ele não poderia me contar tudo! Ele respondeu que "tudo" que ele pudesse contar seria apenas o possível. 'Todos temos nossa individualidade e isso é importante', completou. Fiquei mais preocupada do que antes de começar a conversa…"

***

Fiz a seguinte pergunta a várias pessoas: "Você acha que numa relação é necessário contar tudo para o outro? Por quê?"

Aí vão algumas respostas:

"Para existir confiança, ter mais respeito um com o outro e para ter um relacionamento mais duradouro é necessário contar tudo prooutro. Tudo que começa com mentiras continua com mentiras; nos ferimos quando descobrimos algumas e terminamos com quem gostamos por causa delas."

Veja também

"Experimenta contar tudo para o outro. Está criada a discórdia, a neurose da desconfiança. Além disso, numa relação em que se fala tudo, é muito fácil a gente esbarrar naquela perigosa perda da identidade, da individualidade, quando as pessoas deixam de se ver como indivíduos e passam a se ver como um casal, o que sempre (ou quase sempre) envolve doses variadas de anulação."

"Não acredito em relacionamentos que não sejam transparentes, sem segredos…"

"Não acho que numa relação se tenha que contar tudo para o outro, porque há um espaço que é necessário que se mantenha só nosso. Contar tudo significa permitir que o outro invada a nossa privacidade que, aliás, pode não ser muito bem compreendida. Devemos revelar parcialmente as verdades, contar apenas aquilo que possa significar um aperfeiçoamento para a relação. De resto, permaneçamos com aquilo que é nosso e que somente a nós nos diz respeito."

***

Penso que a ideia de que é fundamental se contar tudo para o outro tem a ver com a idealização do amor romântico, onde se acredita que os dois vão se transformar num só. Do mesmo jeito que o bebê viveu no útero da mãe, em estado de simbiose. Muita gente ainda imagina que essa é a melhor forma, que isso sim é um relacionamento de verdade .

A falta de liberdade de ter seus próprios pensamentos e muito menos de agir de acordo com a própria vontade, faz as frustrações se acumularem. Com o tempo a relação vai se tornando sufocante. Mas como o rompimento da relação simbiótica é ameaçador por gerar insegurança, apesar de toda a insatisfação, se intensifica cada vez mais o patrulhamento que cada parceiro exerce sobre o outro. O resultado a gente já conhece.

E você… O que responderia à pergunta: "Você acha que numa relação é necessário contar tudo para o outro? Por quê?"

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro