Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Muay thai: treino de 7 minutos para queimar calorias e acelerar metabolismo

TommL/iStock
Imagem: TommL/iStock

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

19/08/2019 04h00

Se você já viu uma aula de muay thai, sabe que não dá para terminar o treino sem suar a camisa. Os exercícios costumam ser intensos e trabalhar a capacidade cardiorrespiratória, coordenação e agilidade, além de proporcionar alto gasto calórico.

Com os chutes e socos comuns na modalidade, também é possível fortalecer os músculos das costas, dos braços, das coxas e das panturrilhas. O core, responsável pelo equilíbrio do corpo, também é acionado em boa parte do treino.

Os benefícios para o físico não são os únicos oferecidos pelo muay thai. "A luta trabalha muito a mente. O aluno desenvolve disciplina, resistência, autocontrole e resiliência, características que pode usar em diferentes áreas da vida", aponta o professor de artes marciais Galego, responsável pela academia Galego Fight Club.

O treino a seguir, montado por Galego, é especialmente proveitoso para quem tem pouco tempo para se dedicar às atividades físicas. Ele dura apenas sete minutos e trabalha diferentes áreas do corpo. A ideia é realizar os movimentos na intensidade máxima de cada aluno.

Como fazer: Realize os quatro exercícios em sequência, sem descansar durante a execução do ciclo. Repita a maior quantidade de ciclos que conseguir em sete minutos. O ideal é não fazer intervalos. Pare somente para retomar o fôlego, se for necessário.

1. Agachamento com salto

Afaste as pernas em uma largura maior que a dos ombros, com pés apontados para a diagonal. Flexione os joelhos o máximo que conseguir, como se fosse sentar e, em seguida, salte. Aterrisse já iniciando um novo agachamento. Tome cuidado para que os joelhos não apontem para dentro durante o movimento. Faça 20 repetições.

2. Corrida no lugar com jab e direto

Corra no lugar, erguendo os joelhos a cerca de 90° enquanto desfere socos alternados no saco ou no ar, se não tiver o acessório. Faça 15 repetições.

3. Chute frontal

Em pé, eleve uma perna de cada vez, dando um chute à frente, preferencialmente no saco de pancada. O braço deve acompanhar o movimento da perna de mesmo lado, para facilitar o equilíbrio e agilidade. Faça 10 repetições com cada perna.

4. Flexão paraquedista com toque no ombro

Em posição de prancha alta, toque o ombro direito com a mão esquerda e repita para o outro lado. Em seguida, faça uma flexão de braços mas, ao descer o corpo, solte-o no chão e dê um pequeno soco no solo com as duas mãos. Suba de volta à posição de prancha alta. Faça 5 repetições.