Topo

Histórico

Casa de Viver

10 dicas mostram que é possível refrescar a casa sem ar-condicionado

Casa de Viver

28/10/2018 04h00

Não pense que só tendo ar-condicionado você consegue deixar sua casa mais fresca, não. Se você se preocupa com o meio ambiente e também com sua conta de energia, siga essas dicas e se livre do calor sem precisar do equipamento –e se você está construindo ou reformando, fica ainda mais fácil tomar medidas preventivas para não sofrer tanto com o calor.

Iván Andrés Quizhpe dá um belo exemplo de recursos para amenizar o calor: espelho d'água, umedecendo o ar do ambiente, e varandas cobertas, garantindo sombreamento e aberturas generosas para circulação de ar!

1- Estude o posicionamento dos cômodos

Sabemos que o sol faz um trajeto diário, que varia de local para local no globo. Por esse motivo, é importante que estudemos qual o trajeto dele no terreno onde estamos construindo. No Brasil, devido à inclinação do sol, as faces norte e oeste recebem maior incidência de raios solares e, assim, o ideal é que coloquemos os quartos na face leste, pois é a mais fresca durante a tarde (horário mais quente do dia).

2- Opte por pés-direitos altos!

Lembra quando aprendemos na escola que o ar frio é mais denso e desce enquanto o ar quente, menos denso, sobe? Pois então! Quanto mais alto o seu pé direito (altura entre o piso e o teto), mais longe de você o ar quente ficará, pois terá espaço para subir à vontade. Além disso, a maior parte do calor entra em casa pelo telhado, área que fica mais tempo exposta diretamente ao sol. Com um pé-direito alto, essa fonte de calor ficará também, mais longe de você.

3- Cuide da ventilação

Mesmo com um pé-direito alto, é inevitável que o ar quente entre na casa, portanto, é importante garantir que ele possa sair. Dessa forma, deve-se facilitar ao máximo a circulação de ar, através de grandes janelas e claraboias. Quando abertas, deixam que o ar de fora entre, movimentando o fluxo de dentro de casa e cria uma corrente de ar que refresca o ambiente. Recomenda-se que as janelas sejam abertas segundo a orientação dos ventos, que, no nosso país, costuma ser nas fachadas sudeste e nordeste, garantindo a ventilação cruzada.

4- A cobertura certa

Se deseja se livrar do calor, escolha um sistema de isolamento termo-acústico, que lhe garanta temperatura ideal nos ambientes internos. As telhas de barro, por exemplo, são mais térmicas do que as de amianto, fibrocimento ou metálicas. Mas, se quiser usar as de metal, prefira as duplas com recheio de polipropileno. Camadas duplas isoladas permitem que o ar quente acumulado entre elas saia, deixando a casa mais fresca.

5- Teto verde e jardim vertical

Nesse icônico projeto de Guz Wilkinson, o teto verde é o protagonista tanto plástico quanto funcional.

Além de ser um charme, é um ótimo isolante térmico. A superfície de terra e vegetação na cobertura armazena água e impede que o calor seja transmitido para baixo, sendo sustentável, bonito e eficiente. A instalação de um jardim vertical nas fachadas, bloqueia 50% da radiação solar, diminuem em até 19º C a temperatura da superfície externa e em 2,73º C a temperatura interna.

6- Reforce a fachada

É importante garantir que suas fachadas não sejam esponjas de calor. Aço, concreto e vidro não são bons isolantes térmicos. O que indicamos é que as paredes tenham uma combinação de materiais de baixa densidade, como espuma ou lã de vidro, por exemplo. Assim como na cobertura, a solução de se construir camadas duplas com vão entre elas é uma boa, pois evita que o calor passe diretamente do exterior ao interior, criando uma fachada ventilada. Além desses cuidados no projeto, é interessante investir no isolamento térmico das fachadas, na criação de beirais e de generosas varandas que geram sombras ao redor da casa.

Varandas são ótimas aliadas no combate ao sol direto indesejado destro de casa. Como são um meio termo entre o dentro e fora, e normalmente abertas e bem arejadas, recebem esses raios diretos e impedem que cheguem no interior dos ambientes. Projeto super aconchegante de Triplex Arquitetura

7- Vegetação: grande aliada!

Ter plantas dentro da casa não faz o ar quente sair, mas ajuda a manter a umidade do ambiente, o que também é importante para ter um local agradável e regular melhor a temperatura. Quanto mais úmido o recinto, menos oscilação terá durante o dia.

Outro uso de vegetação no combate ao calor excessivo é junto a janelas ou paredes. A sombra da planta ou árvore ajudará a minimizar a incidência do sol, reduzindo o calor por ele produzido.

OBS: Outro elemento que resfria o ambiente é a água! Seja ela da piscina ou de um espelho d'água, o principio é o mesmo das plantas: ao evaporar, aumentam a umidade relativa do ar, reduzindo a temperatura

8- Mantenha persianas, portas e cortinas fechadas durante o dia

Você sabia que aproximadamente 30% do calor entra em casa através das janelas? Ao fechar as persianas, estores ou cortinas, você pode poupar 7% na conta e baixar a temperatura até aos 20º graus, impedindo que a casa se transforme numa estufa. Ao fechar as portas dos cômodos que não estão sendo utilizados, principalmente aqueles onde bate o sol, você faz com que ar fresco das outras divisões não desapareça.

9- Troque suas lâmpadas

Lâmpadas antigas, incandescentes, esquentam demais, perdendo aproximadamente 90% de sua energia em forma de calor. Além de serem mais econômicas, as opções de led, mais novas, não esquentam. Troque as suas e sinta a diferença tanto na pele quanto no bolso.

10- Cores claras

Não é novidade que as cores clara absorvem menos o calor, certo? Isso se aplica não só às roupas e aos carros, mas também a sua casa. Ao pintar sua fachada de uma cor clara, ela irá refletir mais os raios de sol. Quando optamos por estofados claros e tapetes também, esses ficarão menos propensos a reter o calor do sol, deixando seu ambiente mais iluminado e também mais fresquinho.

Nesse projeto lindo de Aires Mateus Arquitectos o branco predominou sem ser monotono! Só de olhar já sentimos o clima gostoso e fresquinho desse ambiente, não é?

 

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver