Topo

Histórico

Casa de Viver

De lareira portátil a mantas para sofá, veja 7 dicas para aquecer sua casa

Casa de Viver

29/05/2018 04h00

Boa parte do país já está se enrolando nas cobertas por causa do frio. Para se aconchegar, é bom ter em casa alguns itens que ajudam a passar a sensação de acolhimento (ou porque esquentam, mesmo). Veja sete dicas para aquecer o seu cantinho.

Quarto em tons terrosos traz a vontade de se jogar na cama e se cobrir. Divulgação: DB Arquitetos.

 

1- Lareiras

Já se foram os tempos em que colocar uma lareira em casa dava um trabalhão — sem falar que há modelos que não necessitam de lenha ou de uma infraestrutura de gás, pois existem as lareiras a fluido. Estas lareiras são abastecidas por biofluidos: são práticas, ecológicas e não fazem fumaça. Dependendo do modelo, é possível transportá-las de um ambiente para outro, inclusive para áreas externas. Há diversos tamanhos — elas aquecem uma determinada metragem quadrada de acordo com suas medidas.

Lareira de fluido embutida em área externa. Divulgação: Ecofire Places

 

2- Tapetes

Ninguém merece pisar no piso gelado ao sair da cama ou do sofá! Por isso, tapetes são ótimas opções para trazer conforto físico e visual. Como já citamos posts anteriores, tapetes são peças fundamentais para trazer aconchego e têm diversos tipos de materiais que podem alegrar ou deixar sua casa mais neutra. Como temos estações muito quentes também, pense em um modelo que lhe faça se sentir bem o ano todo.

Tapete abriga sala e traz acolhimento e delimitação de ambiente. Almofadas em tons rosé trazem com ao espaço. Divulgação: Nildo José Arquitetos.

3- Mantas

Mantas são ótimas peças de decoração e uso, além de deixar o local mais bonito e "com cara de casa", as mantas ajudam a trazer acolhimento e calor quando necessário. Essas peças podem ficar expostas em quartos e salas, mesmo no verão. Existem diversos tipos e preços, tecido e cores… Portanto pode mudar o jeitão da casa facilmente e sem grandes custos. Cestos com mantas são muito bacanas, também. É um modo legal de brincar com cor e texturas.

Cesto com mantas no canto inferior esquerdo da foto. Apesar dos blocos de concreto serem frios, o espaço tem aconchego pelo tapete e mantas

4- Roupas de Cama

Essa é uma ótima época para decorar sua cama e deixá-la mais "recheada". Camas mais cheias trazem aos olhos maior sensação de conforto e aquela vontade de se jogar. Portanto, bote os lençóis, manta, almofadas, edredom, colcha… Para quem gosta de mudar a casa de tempos em tempos, vale a pena comprar jogos de cama com diferentes cores e texturas. No inverno, é sempre legal colocar tons mais quentes. Este ano, o verde, terracota e marrom estão em alta!

Quarto em Terracota com mantas que entram na cor e almofadas de pelo sintético. Divulgação: Casa Pronta Quartos.

 

5- Sofá

Outro lugar que você passa bastante tempo no frio é no sofá. Portanto, quando for comprar o seu, lembre-se do conforto que ele vai proporcionar o ano todo. Cuidado para não comprar um de tecido muito quente, como poliester e veludo, afinal, o verão vai chegar.

Para dar uma nova cara para a sala, troque as capas das almofadas por cores novas. As com pelos sintéticos, imitando pelegos, são superinteressantes também.

Cor do sofá se mistura ao tapete e dá contraste às poltronas. Almofadas verdes e de pele marrom compõem o espaço. Divulgação: Studio Ro+Ca

6- Madeiras

De uma forma mais radical, se você está iniciando uma obra e tem como preocupação o aconchego em tempos mais frios, os pisos de madeira são a melhor opção. Além do produto ter uma menor troca de calor e não ficar gelado no inverno, a madeira sempre nos trás sensação de aconchego por causa de seus tons quentes. O mesmo ocorre com painéis de madeira: apesar de não pisar neles, a sensação visual é de aquecimento.

Projeto para Casa Cor Peru reúne uma caixa de madeira com piso, paredes e teto no mesmo revestimento. Divulgação: DB Arquitetos.

7- Objetos

Já ouviu na expressão "o frio da fome", né? Como nessa época do ano dá uma preguiça de sair, acabamos juntando mais amigos com jantares em casa. Então, por que não investir em uténsílios que também servem como decoração, como louças, cerâmicas e taças? Brincar com estas peças, para quem deseja montar uma mesa de jantar ou para quem tem uma cozinha aberta e quer deixar seu espaço decorado no dia a dia, é uma ótima opção. Veja:

  • Cerâmicas: este material é usado em peças de diversas cores e funções: jogos de pratos e copos, fruteiras e vasos, por exemplo. Tudo isso possibilita compor o espaço e dar charme ao seu cantinho.

Detalhes das cerâmicas nas prateleiras de metal com flores e frutas. Já na parte inferior com pratos e tijelas. Divulgação: Cerâmica & Cia.

  • Louças: pratos brancos lisos ou com desenhos geométricos estão em alta. Brinque com formatos, alturas, bules, sopeiras, xícaras e outras variações.

Cozinha integrada ao Living mostra cristaleira com plantas e louças. Além de prateleira com pratos, especiarias e plantas. Divulgação: TRiART ARQUITETURA

  • Taças e bebidas: arrume-as em uma bandeja para servir os convidados. Até mesmo para o dia a dia é bacana deixar o bar montado.

Neste gourmet podemos fazer o uso da bandeja com taças e bebidas; cerâmicas, louças e vidros.

Agora pegue sua taça de vinho, se esparrame pelo sofá, cubra-se em sua manta e aproveite.

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver