Topo

Paola Machado

Como substituir ovo em receitas? Use fruta, linhaça, grão-de-bico, fermento

Paola Machado

13/04/2019 04h00

Crédito: iStock

Uma pessoa pode querer tirar o ovo de suas receitas por diversas razões: por ser vegetariano, ser alérgico, por não gostar do alimento etc.

Mas, em uma receita, cada ingrediente tem suas funções. As do ovo podem ser as seguintes:

  • Aerar o bolo e conferir volume;
  • Colorir, quando a gema também é adicionada;
  • Dar estrutura e consistência a partir da coagulação de sua proteína, quando a submetemos ao calor.

A seguir, mostro como conseguir resultados parecidos trocando o ovo por outros ingredientes.

Frutas com alto teor de pectina

As frutas são ótimas substitutas do ovo, em especial, aquelas com alto teor de pectina. Esta substância, quando combinada ao açúcar, sais minerais e ácidos, tem a capacidade de gelatinização.

O teor de pectina é maior em frutas ácidas, quando encontram-se em amadurecimento. A pectina fica localizada na polpa mais perto da casca, ao redor das sementes e nos caroços. Laranja, maçã, uva e banana são exemplos de frutas com teor de pectina desejado para substituir o ovo.

Cada ¼ de xícara (chá) de banana amassada, por exemplo, substitui 1 ovo médio. O sabor da banana irá aparecer na receita, por isso, faça esta escolha em preparações em que os sabores podem ser associados, como bolos e bolachas doces.

Linhaça moída

A linhaça moída ou ainda a farinha de linhaça também entram na lista de ótimos substitutos do ovo, quando a função dele é emulsificar a receita.

O processo é simples e com 1 colher (sopa) de linhaça, hidratada por 1 a 2 minutos em 3 colheres (sopa) de água filtrada, substituímos 1 ovo.

A linhaça ainda pode ser adicionada diretamente aos ingredientes secos em receitas que possuem grande quantidade de ingredientes líquidos, ou seja, não é necessário executar o processo de hidratação.

Farinha de grão-de-bico

A farinha de grão-de-bico, o purê de batata, a massa de tomate e a aveia em flocos são ótimas opções para ocupar o lugar do ovo em preparações salgadas, como pães caseiros, almôndegas, hambúrgueres, entre outros.

No caso da farinha de grão-de-bico, precisamos de 1 colher (sopa) combinada com um pouco de líquido para substituir 1 ovo.

Fermento em pó

Pode soar estranho, mas o fermento em pó pode auxiliar nesta substituição também, quando associado ao óleo de soja, bicarbonato de sódio, vinagre de cidra e/ou água.

Em preparações como pães e biscoitos, oriento acrescentar a seguinte mistura para cada ovo retirado da receita: 2 colheres (chá) de fermento, 1 colher (sopa) de óleo de soja e 2 colheres (sopa) de água filtrada.

Para bolos, sugiro esta outra mistura: 2 colheres (chá) de fermento em pó, 1 colher (chá) de vinagre de cidra e 3 colheres (chá) de bicarbonato de sódio.

*Colaboração da nutricionista da UNIFESP Dra. Lívia Tissot

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.