Topo

Taise Spolti

Coalhada fresca caseira: aprenda a fazer receita simples e saudável

Taise Spolti

04/09/2019 04h00

Foto: Taise Spolti

Essa semana postei minha refeição pós treino e muitas pessoas me perguntaram se eu havia feito a coalhada em casa ou comprado, e eu tinha comprado! Por pura preguiça, confesso. No mesmo instante fui até o armário e decidi fazer a minha própria coalhada, para pelo menos uma semana, já que a receita é fácil e rende bastante.

Mas você deve estar se perguntando, por que a coalhada?

Coalhada fresca caseira é feita com um processo de fermentação natural também, onde as mesmas bactérias do iogurte acrescentado na receita vão se proliferar e fermentar o açúcar do leite, devido a temperatura favorável e pela restrição de ar que causamos no recipiente onde deixaremos ela descansar.

Essas bactérias benéficas ao organismo melhoram nossa saúde intestinal, melhoram nossas defesas e imunidade, previnem prisão de ventre e diarreia, e possuem baixo teor de lactose, por conta dessa fermentação em ambiente acido.

Super fácil e barata, faça e deixe em geladeira por no máximo uma semana, pode ser usada para receitas salgadas ou doces.

Ingredientes

  • 800 mL de leite integral
  • 1 pote de iogurte integral
P.S.: não use desnatados pois o teor de gordura baixo dificultará o processo da formação da coalhada

Preparo

  1. Coloque o leite para ferver em uma panela, assim que estiver fervido, desligue o fogo e espere amornar (para saber se a temperatura está correta, é preciso que seja suportável deixar o dedo mínimo no líquido enquanto conta até 10)
  2. Ao chegar nessa temperatura, imediatamente coloque o iogurte e mexa com uma colher até misturar tudo muito bem.
  3. Transfira tudo para uma vasilha limpa e com tampa, feche e embrulhe o pote algumas vezes com panos de cozinha (dois ou três panos para criar uma boa camada térmica) e leve para descansar dentro do forno desligado durante a noite (aproximadamente 8 horas).
  4. No dia seguinte, escorra o soro que se formar e reserve sua coalhada na geladeira.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.