Topo

Clubinho gastronômico leva pais e crianças a restaurantes top de Nova York

Chris Arce/Divulgação
Imagem: Chris Arce/Divulgação

Michelle Alves de Lima

Do UOL, em Nova York

11/11/2016 16h21

Um chorinho aqui, uma mordiscada ali, uma fotinho e…ops, a comida caiu. Não tem problema. É esse o espírito do Nibble and Squeak, um “clubinho de comensais” que está ganhando cada vez mais adeptos em Nova York.

Criado em janeiro deste ano pela empresária norte-americana Melissa Elders, o Nibble and Squeak (algo como mordiscada e barulhinho, em tradução livre do inglês) virou uma opção para pais de bebês e crianças que querem ter uma experiência gastronômica com seus pequenos, sem precisar se preocupar com os clientes da mesa ao lado.

O grupo se reúne cerca de duas vezes por mês em Nova York e cada encontro conta com uma média de 30 participantes, entre adultos e crianças. O clubinho também tem “filiais” em outras cidades nos Estados Unidos –Boston, Chicago, Los Angeles, Miami e Washington– e até em Londres, na Inglaterra. Nessas cidades, as reuniões acontecem apenas uma vez por mês.

“Procuramos fazer nossos eventos em restaurantes que são um pouco mais bacanas do que aqueles em que os pais geralmente se sentem confortáveis com seus filhos pequenos”, conta Melissa Elders, que é mãe de Serena, de dois anos.

Entre as casas que já receberam o clubinho estão o Betony, de comida moderna americana, e o Luksus at Tørst, de cozinha contemporânea com toques escandinavos, ambos com uma estrela no Guia Michelin.

Uma das próximas casas a abrir suas portas para o grupo é o Per Se, do badalado chef Thomas Keller com três estrelas Michelin. No entanto, as vagas para esse encontro, que acontece em janeiro de 2017, já estão esgotadas.

Almoço do evento Nibble and Squeak em Washington (EUA) - Angie Klaus/Divulgação - Angie Klaus/Divulgação
Almoço do evento Nibble and Squeak em Washington (EUA)
Imagem: Angie Klaus/Divulgação

As reservas para acomodar o grupo geralmente são feitas em um salão à parte nos restaurantes escolhidos. “Gostamos de oferecer privacidade para nossos convidados para que eles se sintam para embalar, amamentar ou mesmo cuidar de suas crianças sem se preocuparem se estão perturbando outros clientes”, explica a empresária. “Isso é bom também para os maiores, que podem tanto sentar-se à mesa e fazer parte da refeição quanto para se levantar para explorar o local e interagir com os outros”, ela acrescenta. 

Bagunça organizada
Os encontros duram menos de duas horas, e o serviço é agilizado “para a sanidade de todos, especialmente das crianças”, segundo a fundadora do clube. O menu, que sempre tem um preço fixo e a opção de harmonização com vinho, ganha adaptações para gestantes ou lactantes e, muitas vezes, uma ou mais variações para agradar aos pequenos (“diferentes das opções comuns dos menus infantis”, de acordo com Melissa).

A regra principal durante a reunião do clubinho é uma só: respeitar os funcionários do restaurante que recebe o grupo. “Ficamos em um espaço onde não vamos incomodar ninguém com o barulho das crianças, e o restaurante também já está preparado para as migalhas extras que vão parar no chão. Nossas refeições até que são bem calmas e civilizadas –acho que as pessoas que veem de fora se surpreendem!”, conta Melissa. 

Yuko Mizohata e seu filho, Junpei - Divulgação - Divulgação
Yuko Mizohata e seu filho, Junpei: evento é "oportunidade para compartilhar informações com outras mães."
Imagem: Divulgação

A escritora Yuko Mizohata, que já foi a dois eventos do Nibble and Squeak com seu filho Junpei, de um ano e meio, concorda com Melissa: “Na verdade, as mães fazem mais barulho do que as crianças. É uma oportunidade para papear com amigos e compartilhar informações com as outras mães.” A experiência, na opinião dela, foi positiva. “Ver meu filho comer uma refeição tão sofisticada e saborosa me fez pensar que não devo apenas dar a comida para ele, mas, sim, aproveitar cada refeição com ele, como eu faço quando eu e meu marido jantamos fora.”

Para participar dos encontros do Nibble and Squeak, basta fazer a reserva pelo site do grupo. Os eventos são anunciados com seis semanas de antecedência, e as vagas costumam ser preenchidas uma semana antes do dia marcado. “Turistas também podem fazer parte do clubinho. Já tivemos convidados de várias partes dos Estados Unidos, da Europa e da América do Sul. Com isso, visitantes com crianças pequenas também podem desfrutar das vantagens de estarem em um dos melhores destinos culinários do mundo”, diz Melissa.

Os preços dos almoços e jantares promovidos pelo grupo variam de acordo com o restaurante. Ah, e crianças não pagam.