Topo

Histórico

Categorias

Blog da Sah Oliveira

Produtos para cabelo cacheado: decifre rótulos e evite o que faz mal ao fio

Sah Oliveira

23/02/2018 05h00

(Foto: iStock)

 

Um dos maiores desafios das mulheres que estão em busca de conhecer melhor os seus cachos é saber quais são os produtos ideais. Antes de tudo é importante identificar qual é o seu tipo de cabelo, pois cada um tem as suas necessidades específicas.

Xampu

O xampu hidratante é o mais indicado para as cacheadas e crespas, que têm o cabelo naturalmente ressecado. Compre xampus sem sal, parabenos, sulfatos, petrolatos e silicones, que são prejudiciais aos fios. Procure usar produtos com elastina, componente que vai dar mais balanço e maciez.

Máscara de tratamento

A máscara deve ser usada uma vez por semana e é um dos produtos mais importantes para manter o cabelo saudável. Para atender todas as necessidades dos fios, existem três versões:

Hidratante: Devolve a umidade natural dos fios, evitando o ressecamento, deixando o cabelo sedoso, com brilho e movimento.

Nutrição: Nutre os fios, acabando com a opacidade e o aspecto seco.

Reconstrução: Tem como objetivo repor a massa capilar, devolvendo proteína aos fios, que é perdida no dia a dia, por conta das agressões externas.

Usada entre o xampu e o condicionador, a máscara também deve ser livre de sulfatos, parabenos, petrolatos e silicones para não prejudicar os seus cachos. Uma dica: verifique a consistência do produto, pois quanto mais consistente, melhor será o resultado.

Condicionador

Procure comprar condicionador que contenha vitamina B5, queratina e elastina. Essas substâncias vão ajudar a manter a hidratação dos fios, devolvendo balanço e acabando com a opacidade.

Produtos de finalização

O ideal é usar um produto para finalizar após a lavagem e o tratamento com máscara. As opções mais usadas são:

Creme de pentear:  Divida o cabelo em partes e aplique mecha por mecha o creme — aproveite que está úmido e com produto para desembaraçá-lo. Para os cabelos ondulados e cacheados, quanto mais líquido for é melhor para não pesar nos fios. Já o cabelo crespo precisa de um finalizador com óleos na composição e que seja bem consistente: isso irá deixar os cachos nutridos e bem definidos.

Leave-in: Ideal para as cacheadas, mas para as crespas geralmente não funciona muito bem, por ter consistência mais leve.

Ativador de cachos: Ativa e deixa os cachos ainda mais definidos. É aplicado no cabelo úmido logo após o creme de pentear ou leave-in. Essencial para quem está na transição, ajuda muito na memorização dos cachos.

Umidificador: Revitaliza o cabelo no dia seguinte, quando aquela mecha não está legal e perdeu a forma. Ele tem a função de umidificar e modelar os fios. Cuidado para não usar o umidificador todos os dias, para evitar que os fios fiquem opacos e sem vida.

Gel ou mousse: O gel é mais indicado para fazer penteados mais elaborados, mas não é legal usá-lo sempre, pois resseca muito o cabelo. O mousse também pode ser usado em situações especiais, para não danificar os fios. Certifique-se de que o produto não tenha álcool.

Óleos vegetais: São os maiores aliados dos cachos, pois ajudam muito na nutrição e opacidade. Podem ser usados nas hidratações para potencializar o resultado, para fazer umectação ou nas pontas, para evitar ressecamento e pontas duplas. Abuse dos óleos nutritivos: eles são capazes de restaurar, rejuvenescer e fortalecer os cachos, indicado principalmente para os crespos, naturalmente mais ressecados. Não use óleos que não sejam 100% vegetais, pois contêm parafina e outros ativos que podem ser prejudiciais ao fio.

Sobre a autora

Com 23 anos, Sah é formada em Marketing na Universidade UBC e em Comércio Exterior pelo IFSP. Suzanense (SP), de família simples, conquista o público com sua simpatia, buscando sempre atender atenciosamente quem a acompanha.

Sobre o blog

Dicas de cuidados com o cabelo crespo e de beleza negra. Aqui você vai aprender técnicas para deixar os seus cachos ainda mais bonitos e vai entender melhor como lidar com o seu tipo de cabelo.

Blog da Sah Oliveira