Topo

Saída de Rede

“Sada Cruzeiro não é favorito desta vez”, dispara Mikhaylov

Sidrônio Henrique

15/12/2017 06h00

Maxim Mikhaylov, do Zenit Kazan: "Nossa equipe é experiente, está bem preparada" (foto: CEV)

O oposto/ponta Maxim Mikhaylov, do Zenit Kazan e da seleção russa, acumula diversos títulos e prêmios individuais em grandes competições, mas ainda não conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio no Mundial de Clubes. Ficou no quase nas duas últimas temporadas, recebendo a medalha de prata em ambas após seu clube ser derrotado pelo Sada Cruzeiro na decisão. Este ano, o time russo e o brasileiro se encontrarão na semifinal do torneio, disputado na Polônia. "O Sada Cruzeiro não é favorito desta vez", afirmou Mikhaylov nesta quinta-feira (14), referindo-se ao fator torcida como essencial para as vitórias da equipe mineira, que jogava em casa nas duas ocasiões.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

Cruzeiro e Zenit se enfrentam na primeira semifinal, no sábado (16), às 14h30 (horário de Brasília), em Cracóvia. Na sequência, às 17h30, o italiano Lube Civitanova enfrenta o polonês Skra Belchatow. O SporTV mostra as duas partidas.

O time brasileiro, antes dos dois títulos conquistados sobre o Zenit Kazan em 2015 e em 2016, venceu também como anfitrião o Mundial 2013, derrotando na final outra equipe russa, o Lokomotiv Novosibirsk. Agora o Sada, que tem ainda uma prata da edição de 2012, tenta ganhar a competição pela primeira vez longe dos seus domínios. Já o clube rival acumula duas pratas e dois bronzes no torneio – além dos dois vice-campeonatos, Mikhaylov participou da campanha do bronze em 2011.

O atacante foi MVP da Champions League e do Europeu de seleções este ano (FIVB)

Elogio ao rival
Apesar de confiante, o atacante russo de 29 anos e 2,02m, dono de duas medalhas olímpicas (ouro em Londres 2012 e bronze em Pequim 2008), não arrisca um palpite sobre quem ficará com o título no domingo (17). Ele reconheceu a força do Sada Cruzeiro e apontou o ataque e o saque como os pontos fortes do adversário. "O Sada tem mais de um jogador capaz de decidir uma partida", completou, sem citar nomes.

Maxim Mikhaylov aposta no saque, o principal trunfo do Zenit Kazan na avaliação dele, para barrar o tricampeão mundial no sábado. Na final do Mundial 2016, por exemplo, o clube russo optou pelo flutuante no primeiro set, sem sucesso. Depois começou a forçar. Porém, não bastassem os inúmeros erros na execução do serviço pelo Zenit, o Sada passou com eficiência – vitória brasileira por 3-0. "Quando nosso saque entra, fica muito difícil nos parar", disse Mikhaylov, que está no Zenit desde 2010.

Na estreia do Mundial 2017, o Sada Cruzeiro viu sua linha de passe desmoronar com os petardos do Civitanova no serviço e caiu por 0-3. Mas o time mineiro se recuperou e derrotou, também em sets diretos, o iraniano Sarmayeh Bank e o bicampeão polonês Zaksa Kedzierzyn-Kozle, com uma atuação demolidora neste último jogo. O Zenit, pentacampeão da Champions League, não perdeu sets até aqui, mas teve um grupo mais fácil, com o argentino Bolívar, o chinês Shanghai Volleyball e o polonês Skra Belchatow. O Sada será sua primeira prova de fogo.

Vladimir Alekno é o técnico do Zenit Kazan (FIVB)

Experiência
"Nossa equipe é experiente, sabe ajustar a forma de jogar de acordo com o adversário, está bem preparada", comentou Maxim Mikhaylov. O time tem ainda como destaques o ponta cubano naturalizado polonês Wilfredo León e o ponta/oposto americano Matt Anderson. O técnico é Vladimir Alekno, bastante conhecido pelo torcedor brasileiro – era ele quem comandava a seleção russa em Londres 2012, quando conseguiu uma virada histórica contra o Brasil na disputa da medalha de ouro.

MVP da Champions League e do Europeu de seleções este ano, entre outros prêmios de melhor jogador ao longo da carreira, Mikhaylov destacou o nível desta edição da competição. "Este é sem dúvida o Mundial de Clubes mais forte já realizado. Praticamente todas as equipes são muito boas".

Colaborou Anna Daniluk, de Lodz

Veja a tabela do Mundial de Clubes 2017, na Polônia (horário de Brasília):

Grupo A – em Opole
12.12 – Zaksa (POL) 3-2 Sarmayeh Bank (Irã)
12.12 – Sada Cruzeiro (BRA) 0-3 Civitanova (ITA)
13.12 – Zaksa (POL) 2-3 Civitanova (ITA)
13.12 – Sada Cruzeiro (BRA) 3-0 Sarmayeh Bank (Irã)
14.12 – Sada Cruzeiro (BRA) 3-0 Zaksa (POL)
14.12 – Sarmayeh Bank (Irã) 0-3 Civitanova (ITA)

Grupo B – em Lodz
12.12 – Zenit Kazan (RUS) 3-0 Personal Bolívar (ARG)
12.12 – Skra Belchatow (POL) 3-0 Shanghai (CHN)
13.12 – Zenit Kazan (RUS) 3-0 Shanghai (CHN)
13.12 – Skra Belchatow (POL) 3-1 Personal Bolívar (ARG))
14.12 – Personal Bolívar (ARG) 2-3 Shanghai (CHN)
14.12 – Skra Belchatow (POL) 0-3 Zenit Kazan (RUS)

Semifinais – em Cracóvia
16.12 – 14h30: Sada Cruzeiro (BRA) vs. Zenit Kazan (RUS)
16.12 – 17h30: Skra Belchatow (POL) vs. Civitanova (ITA)

Finais – em Cracóvia
17.12 – 14h30: decisão do 3º lugar
17.12 – 17h30: decisão do 1º lugar

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede