Topo

Tatuagem: o que não comer, como cuidar e outras dicas para quem se tatuou

Confira os principais cuidados para manter o seu desenho na pele - Reprodução/Instagram
Confira os principais cuidados para manter o seu desenho na pele Imagem: Reprodução/Instagram

Bárbara Tavares

da Universa, em São Paulo

22/04/2018 04h00

Fazer uma tatuagem é um processo que envolve uma série de decisões, desde a escolha do local e do desenho, até o profissional mais adequado e os cuidados corretos para conservá-la.

Esses cuidados são necessários por causa da incisão da agulha, que deposita tinta na camada intermediária da pele, a derme, como explica o dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Domimberg Ferreira.

Veja também

Confira cinco dicas para conservar seus rabiscos e mantê-los em destaque na pele por mais tempo:

1. Não use plástico filme

Ao contrário do que muita gente acredita, o plástico filme não é a melhor opção para quem acabou de sair do estúdio de tatuagem. "Além de abafar a região, ele também escorrega na pele, aumentando o atrito, o que atrapalha a cicatrização. Além disso, o medicamento aplicado também pode perder sua uniformidade."

2. Capriche na hidratação 

Produtos hidratantes devem ser aplicados para a cicatrização da tatuagem e a regeneração da pele -- os formatos bastão ou creme são ideais. "Ao usá-los, forma-se uma película protetora contra o atrito das roupas, além de ajudar controlar o estancamento de sangue. É indicado fazer a higienização da tatuagem a cada três horas e reaplicar o produto até a sua recuperação total", diz o médico.

3. Passe filtro solar

O sol é um dos piores inimigos da tatuagem. "Os raios UV têm capacidade de desintegrar os grãos de pigmento da tinta e, assim, as cores mais claras, principalmente, vão sumindo com o tempo." Por isso, o uso do protetor solar é sempre muito importante, mesmo após a cicatrização. Também é muito importante evitar todo tipo de contato com água contaminada por pelo menos um mês, como lagos, rios, mar e piscina.

4. Tenha uma alimentação equilibrada

Uma alimentação adequada é muito importante para garantir que seu corpo combata possíveis infecções, protegendo o ferimento de bactérias. Fique longe de comidas com teor inflamatório, como carne de porco, chocolate e laticínios em geral.

5. Não coce

Durante o período de cicatrização, coceiras são muito comuns. "Essa sensação se dá devido aos processos regenerativos da pele, que provocam o crescimento celular", explica o médico. No entanto, coçar a região é uma péssima ideia. “Além das unhas serem cheias de bactérias, a coceira pode abrir uma fissura durante a cicatrização e deixar uma marca no meio da tatuagem, removendo a tinta do local.”

Confira na galeria produtos recomendados no cuidado da tatuagem, desde películas protetoras cicatrizantes a filtros solares: