Topo

Quer aumento salarial? Veja 8 questões a considerar antes de pedir ao chefe

Para não se queimar na empresa, avalie suas posturas e habilidades antes de pedir aumento de salário - Getty Images
Para não se queimar na empresa, avalie suas posturas e habilidades antes de pedir aumento de salário Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL

06/01/2017 04h03

Na vida profissional, é natural buscar crescimento e conquistar novas posições e, por consequência, uma melhoria salarial. Entretanto, justamente por ser algo comum, muitos profissionais não têm um plano de carreira.

É necessário refletir sobre as aspirações de curto, médio e longo prazo, definir as etapas e passos importantes que gostaria de vivenciar dentro da profissão e, dessa forma, estabelecer algumas metas para concretizar esse desejo.

Para Alessandra Fonseca, psicóloga, coach e sócia-proprietária da ConsultaRH, em Brasília, as empresas já não estão satisfeitas com aqueles colaboradores que apenas entregam resultados e números. “Nos dias de hoje, um dos pontos mais cruciais avaliado no momento de uma promoção e aumento salarial é a dedicação. As pessoas são contratadas por seus conhecimentos e habilidades e podem ser desligadas por falta de atitude, de ação. Profissionais abertos para o aprendizado, sempre dispostos a entregar um pouco a mais, que saibam trabalhar em equipe e que tenham resiliência profissional e inteligência emocional tendem a ser muito mais valorizados”, diz.

Veja também:

Antes de se posicionar na empresa, é preciso fazer uma autorreflexão sobre suas ações e avaliar se é mesmo hora se seguir em frente com seu plano.

A seguir, veja oito características ligadas às competências que podem trazer uma resposta positiva ao pedir um aumento ou promoção.

  • Relacionamento interpessoal

    Não é à toa que esse é um tema recorrente em palestras e treinamentos, justamente porque a capacidade de se relacionar com outras pessoas e de conviver no ambiente de trabalho, seja ele competitivo ou não, pode ser um fator determinante para o sucesso de uma carreira.

  • Zona de conforto

    Alguns profissionais até entregam os resultados, mas nunca vão além. Estão acostumados com o cargo e a rotina que o envolve, não buscam novos conhecimentos e desafios e ficam esperando a promoção ou o aumento aparecerem, já que fazem a sua parte. É importante lembrar que as empresas, mais do que nunca, valorizam quem mostra que pode ir além e aceita mais desafios. Estes serão os primeiros na lista para aumentos e promoções.

  • Feedbacks

    O profissional deve fazer uma reflexão sobre seus últimos feedbacks e avaliações de desempenho. Foram positivos? Quais foram os pontos levantados como oportunidade de melhora? Eles já foram trabalhados? É importante avaliar como está a imagem pessoal e profissional pois, se esse profissional está recebendo retornos positivos, o pedido de aumento ou promoção se torna mais consistente. No caso de líderes e gestores, como foram as últimas avaliações dos subordinados?

  • Habilidades

    Resolução de conflitos, condução de negociações, delegação e empoderamento, capacidade de ouvir, flexibilidade e abertura a mudanças organizacionais, formação e motivação de equipes eficazes, tomada de decisão, capacidade de comunicação. Como está o desenvolvimento dessas habilidades? É importante que o profissional reflita sobre a própria imagem e conduta, visando trabalhar as habilidades que ainda não foram totalmente desenvolvidas para o cargo ou a posição pretendida.

  • Benchmarking

    Se o profissional acha que seu salário está defasado, uma boa dica é pesquisar a remuneração de cargos semelhantes em empresas do mesmo porte ou similares. Esse levantamento ajudará a embasar o pedido de aumento. No entanto, um erro comum na hora da negociação é utilizar argumentos como "o salário de fulano é maior". Comparar desempenhos não é um caminho interessante, pois a percepção que o profissional tem do seu colega pode ser bem diferente da que a gestão tem.

  • Foco nos resultados

    O melhor argumento para uma promoção ou aumento salarial é sempre o quanto esse profissional tem contribuído para os resultados e indicadores da empresa. Fazer uma lista com as últimas metas alcançadas, os projetos entregues com sucesso, as vendas realizadas e até mesmo com os feedbacks positivos recebidos pode ser relevante para mostrar o quanto se está engajado, comprometido e motivado. Além disso, uma boa dica é aproveitar esse momento de conversa para mostrar novas ideias, novos projetos e sugestões que podem contribuir com o planejamento da área e com o crescimento dos negócios.

  • Aprendizado

    Um outro ponto que esse profissional precisa avaliar é como anda sua atualização. Ele tem buscado inovar, desenvolver novas competências e habilidades, ampliar conhecimentos, investir em sua formação? Isso mostra uma postura que os gestores admiram e valorizam. Se está buscando uma promoção, é necessário refletir se atende os requisitos técnicos e comportamentais do novo cargo.

  • Timing

    Avaliar se o momento é adequado para pedir aumento ou promoção é um item extremamente relevante. Se a empresa está passando por uma crise, retenção de custos e corte de orçamento, o profissional precisa ter a consciência de que esse não é o momento mais propício. Inclusive, se o fizer, correrá o risco de demonstrar que não tem uma visão global do negócio, da situação e realidade em que se encontra. Se mesmo assim há um desejo imediato por novos desafios, uma saída pode ser se oferecer para assumir um novo cargo, mas sem aumento salarial. Isso demonstra que a realização profissional é mais importante do que o próprio salário, e muitas empresas valorizam essa postura.