Topo

Ana Aoun

8 tendências da passarela que devem ganhar as ruas no outono-inverno 2018

Ana Aoun

26/02/2018 05h00

Com as principais semanas de moda rolando no exterior, já dá para pincelar o que deve seduzir as mais antenadas hemisfério sul abaixo no próximo outono e também no inverno.

Claro, pode ter muita coisa na lista abaixo que não tem a ver com você. Estilo é pessoal, gosto é intransferível! Mas quem sabe tem algo para atualizar os seus looks?

1. Vinil 

No clássico preto (estilo Mulher-Gato) ou em diferentes tons de vermelho, o vinil vem forte quando a temperatura cair. Vai compor calças de modelagens mais justas, saias de diferentes modelos e comprimentos, jaquetas e casacos (principalmente trench coats). Para acompanhar, vale a dica do menos é mais: faça escolhas mais básicas e neutras, para deixar a peça de vinil brilhar.

2. Calça de agasalho

O toque esportivo ao look deve ir além dos moletons e tênis. A calça de agasalho (ou tracker pants) vai produzir misturas bem interessantes com elementos mais sóbrios, como blazer e escarpins. As versões com fendas laterais já caíram no gosto das celebridades. Versões de alfaiataria também prometem atualizar o guarda-roupa das fashionistas e servirão de opção para quem procura peças com cortes e detalhes diferenciados.

More colors on grey days 🌧💕🔆 Mais cores nos dias cinzas 🌀🎈🎯 #fluvialacerda

Uma publicação compartilhada por Fluvia Lacerda (@fluvialacerda) em

3. Quepe e boina

O quepe (tipo um boné de inspiração militar) e a boina estão com tudo e dão aquele up ao look. Só cuidado com o excesso de informação: se optar pelo uso, é preciso equilibrar os demais acessórios do busto para cima. Evite misturar com brincos e colares grandes, além de detalhes na gola e nos ombros, para não carregar demais o visual.

4. Bota-meia

Esse modelo de bota (que fica bem justa na canela) ganhou as ruas. No street style que acompanhou as passarelas de Nova York, Londres e Milão só deu ela. Ficam muito bem com saias de comprimentos variados — desde as míni até as longas — com destaque para as mídi, que continuam com tudo. E calças com a barra encurtada também não ficam para trás. As cores continuam abrangentes, mas eu destacaria as vermelhas, pretas e brancas para a próxima temporada.

5. Casaco de pelos (fake, é claro!)

Apesar de ser uma peça statement, chamativa, pode ser um belo curinga para se ter no armário, porque atualiza qualquer look mais básico, além de esquentar nos dias mais frios. Cai bem tanto no combo casual jeans + camiseta + coturno (ou tênis) como sobre uma produção de couro, mais sofisticada, para sair à noite. E por que não aquele acessório para te acompanhar numa noite de gala?

6. Plumas

E não é que elas estão de volta? Aparecendo timidamente há algumas temporadas, agora vão mesmo detalhar mangas, barras e golas por aí. Até sapatos trarão o glamour das plumas para os pés mais antenados. Podem vir coloridas ou na mesma cor da peça e, assim como o lurex e o paetê, as plumas vão ajudar a compor looks diurnos e casuais, e não só de festas como estamos mais habituados a ver. Aposta certa!

7. Meias coloridas

A meia-calça é um trunfo e tanto nas estações mais frias, pois nos possibilita abusar das saias sem congelar. Então nada melhor do que ter uma variedade grande de cores, modelos e detalhes para incrementar nossas produções, certo? Usada por baixo da calça destroyed ou com a barra dobrada é tiro certo. Meias mais curtas, como soquetes e 3/4, também pegam carona e reaparecem nesta temporada.

8. Xadrez

Padronagem característica do inverno, o xadrez aparece firme e forte na alfaiataria. Destaque para o tartã e o país de gales, que vão ganhar as vitrines e as ruas em casacos, blazers, calças e saias. Podem ficar nas cores básicas, como preto, branco, cinza e marrom, ou ganhar coloridos harmônicos com amarelo, vermelho, verde, azul e o ultravioleta. Você pode combinar com peças neutras ou brincar com mix de estampas, misturando floral, listras e poás.

Gostou das dicas?

Siga-me também no Instagram para mais conteúdo de estilo e moda!

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun