Topo

Veja 5 coisas que pensamos estragar a dieta, mas não

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

02/01/2018 12h46

Ter a necessidade de restringir as calorias diárias costuma ser um período cheio de dúvidas. Afinal, o que posso comer? E o que é saudável comer? Separamos algumas dúvidas e respostas sobre o assunto.

Veja também:

Alimentos gordurosos, como abacates e azeite, fazem ganhar peso?

Embora pareça fazer sentido, pesquisas científicas, incluindo um grande estudo com mais de 135 mil pessoas em 18 países, publicado em 29 de agosto no jornal The Lancet, desmentem essa ideia. Ao longo do trabalho, cerca de seis mil pessoas morreram e outras cinco mil sofreram ataques cardíacos ou tiveram doenças cardíacas.

No entanto, surpreendentemente, aqueles com o maior risco -- em ambos os resultados -- não foram os que consumiam cardápios com alto teor de gordura - mas sim aqueles que caprichavam nos carboidratos. Em outras palavras, dietas do tipo aparentemente não estão ligadas à morte ou doença cardíaca - por outro lado, cardápios com alto teor de carboidratos, sim.

Devo me preocupar com a intolerância ao glúten?

Cerca de apenas 1% da população mundial têm doença celíaca, um raro transtorno genético que torna as pessoas intolerantes ao glúten, de acordo com a Celiac Disease Foundation. Para a grande maioria de nós, este ingrediente serve apenas para deixar os alimentos mais saborosos -- uma de suas funções é ajudar no crescimento de bolos e pães.

Comer ovo piora o colesterol?

O ovo tem ótimos benefícios: é nutritivo, rico em proteínas, vitaminas e minerais. Ele já foi odiado anos atrás quando seu consumo era associado à maior probabilidade de colesterol alto, mas estudos científicos promoveram o ovo a alimento saudável quando provaram que o colesterol contido na gema é pouco para ser responsável pelo aumento da incidência de doenças cardíacas.

Consumir sal provoca problemas cardíacos e ganho de peso?

As pesquisas sobre os efeitos negativos do consumo de sal para a nossa saúde ainda são pouco claros. No entanto, uma meta-análise de 2011 de sete estudos envolvendo mais de seis mil pessoas publicado no American Journal of Hypertension não encontrou nenhuma evidência forte de que reduzir o sal diminuiria o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou morte - mesmo naqueles que apresentaram pressão arterial elevada.

Alimentos geneticamente modificados causam câncer, além de estragos ao meio ambiente?

Esse tipo de cultura, existente desde a década de 1980, já foi estudada extensivamente. Um relatório recente das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina descobriu que elas não representam um risco maior para o meio ambiente do que culturas regulares. Também não encontrou nenhuma evidência de que são menos seguros para consumir do que os alimentos convencionais.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy