Topo

Fernando Guerreiro

Foque nos seus objetivos e pare de apertar o botão soneca do despertador

Fernando Guerreiro

28/10/2017 04h00

Sou atleta desde criança e sempre dediquei algumas horas do meu dia aos treinos, nas mais diversas modalidades, indo do balé até o MMA. Sempre fui motivado pelo desafio do novo, de encarar o que antes parecia ser impossível. Recentemente me tornei ultramaratonista, estreando em uma corrida com percurso de 75km. O feito me deixou bastante orgulhoso, mas não foi o suficiente para me parar.

Atualmente meu foco é o triathlon, o que tem me exigido uma disciplina que eu não sabia que tinha até então. Foi preciso uma enorme força de vontade para superar todas as minhas limitações. Afinal, são quase 20 horas de treino por semana, mas me mantenho focado, pois sei em que lugar quero chegar. Mesmo assim, a preguiça às vezes chega.

Sou como todo mundo e tem dias que acordo tão cansado que a única coisa que consigo pensar é: volta para a cama e depois tira o atraso do treino em outra hora! Mas é aí que mora o maior dos perigos para quem busca uma rotina de atividades físicas: acreditar que dá para compensar o tempo perdido.

Vamos deixar uma coisa clara: quaisquer que sejam seus objetivos, desde perder alguns quilinhos até participar de uma prova de triathlon, cada vez que você deixa o modo soneca do despertador vencê-lo, é um sonho seu que adormece também.

Parou de encontrar força e motivação para se exercitar da forma como deveria? Essas dicas podem te ajudar:

• Tenha um propósito
Quanto mais claro for o objetivo, mas motivado você estará. Se você for sedentário, por exemplo, já pensou em se propor terminar uma prova de corrida de rua pela primeira vez? Foque na sua meta, treine e pense em quão gratificante será terminar esses 5km com uma medalha no peito e bastante feliz por ter alcançado o seu propósito.

Entenda a importância daquele exercício na sua vida
Seguir firme nos seus treinos pode significar chegar na terceira idade esbanjando saúde, vivendo feliz e brincando com filhos e netos sem problema. Tudo culpa de seus músculos fortes e ossos inteiros.

Tenha bons exemplos
Gosta de usar o Instagram? Uma dica é procurar por boas referências e pessoas que venceram a situação pela qual você está passando. Esses são bons perfis para acompanhar nas redes sociais;

• De olho nos próprios hábitos
Observe quantos de seus hábitos atuais estão a favor ou contra os seus objetivos. Você não consegue acordar cedo por que está cansado ou pelo fato de ter ficado assistindo TV até muito tarde? Para você construir um estilo de vida com longevidade é necessário trilhar desde sempre uma rotina que te permita ser saudável. E não estamos falando aqui em ter foco total durante sete dias por semana, como um atleta profissional teria, mas simplesmente ter uma rotina que permita a evolução de seu corpo e de seu espírito.

Vai por mim e veja que despertar antes do modo soneca vale a pena!

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.