Topo

Ana Aoun

O que vestir na festa de confraternização da empresa e ousar na medida?

Ana Aoun

10/12/2018 05h00

A época de confraternizações chegou. E uma delas sempre causa dúvidas de dress code: a festa da firma!

É o momento de comemorar com aquelas pessoas com que você divide grande parte do seu tempo, mas em um ambiente ou clima bastante diferentes do habitual, cheio de descontração.

Veja também

Por isso, as dúvidas aparecem: você deve sim usar uma roupa especial, que difere daquela do dia a dia. Mas, quanto, como?

Um bom termômetro é não confundir "ousar" com "sensualizar". Tudo tem o seu momento e o seu lugar e, como no dia seguinte a vida segue normalmente no escritório, a melhor receita é optar mesmo por algo mais casual, que tenha a dose certa de ousadia e ressalte seus pontos fortes, sem exageros.

Vamos às dicas?

Pegue leve no decote

Como a proposta é mais informal, vale mostrar um pouco mais de pele. Se você usa alfaiataria para trabalhar, por exemplo, pode tentar abrir um botão a mais da camisa e colocar um top de renda ou uma regata fina por baixo. Ou mesmo colocar uma blusa com recortes por baixo do blazer e tirar este último na hora do evento. Um decote em V pode ser arrematado com um acessório, para valorizar ainda mais o busto e o colo.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Marina Ruy Barbosa (@marinaruybarbosa) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por ALINNE MAGRO – L I L O C A (@blogdaliloca) em

Salto ou rasteirinha?

Escolha o sapato de acordo com o ambiente da festa. Vai ser no próprio escritório, após o expediente? Você pode até optar por algo mais alto e fino, já que não vai precisar fazer grandes deslocamentos nem dançar até a madrugada. Happy hour? Que tal um salto bloco ou cubo, que te deixe confortável para ficar um pouco mais em pé e transitar? Já para um churrasco, rasteirinhas, espadrilhas e anabelas são boas opções. Balada? Sobra espaço para uma bota de cano curto ou uma sandália mais caprichada.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por HELENA LUNARDELLI (@helena_lunardelli) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por JADE SEBA (@jadeseba) em

Equilibre a modelagem

Equilíbrio é a palavra-chave na hora de se vestir. Leve isso em consideração na hora de equacionar justo x largo. Ficar confortável na própria roupa é meio caminho andado para estar bem-vestida, seja qual for a ocasião. Se escolher uma peça muito justa, procure complementos que suavizem essa informação. Por exemplo, um cropped fica mais elegante com uma pantalona ou com uma clochard de cintura alta do que com uma minissaia de cintura baixa. Além disso, tudo muito justo ou tudo muito largo podem deformar a silhueta e, consequentemente, fazer o look jogar contra você.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Flavia Pipolo @pensando_fit (@blogdaflavia) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por 🕊 (@carodaur) em

Nada de roupa curta demais

A dúvida é bem comum. "Será que a saia está curta demais, inapropriada para a ocasião?" Não existe uma regra, o importante é o conforto — e, dificilmente, uma peça curta demais fica confortável. Tenha bom senso! Faça uns testes antes de sair de casa: sente-se, levante-se, abaixe-se e pule, e veja se você vai precisar ficar arrumando a roupa a cada movimento. Se a resposta for sim, talvez a peça esteja curta demais.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Grazi Nasc|Style Influencer (@estilodepoisdos40) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por by Anh (@9to5chic) em

Aposte no brilho

Se o seu dress code é mais sisudo, carregado de looks neutros, aproveite essa ocasião para "brilhar" um pouco mais. Camisa mais acetinada, tricô com fios metalizados, blusa com paetês e até calça ou saia de lurex podem modernizar o look na medida. Ainda mais se o lugar da festa for completamente diferente do de trabalho. Se o brilho na roupa não te agrada, tente apostar em uma maquiagem mais brilhante, na sombra, no batom ou no glow da pele, com um pouco mais de blush e iluminador. Ou então partir para acessórios, como colar mais imponente, brincos maiores ou bracelete. Bolsas e sapatos metalizados também caem bem aqui, deixando os pretinhos e nudes básicos no armário.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Chiara Ferragni (@chiaraferragni) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por MARIANA SAAD (@marisaad) em

E aí, tudo pronto para curtir esse dia especial ao lado do pessoal do trabalho?

Aproveite!

Para mais dicas de moda e estilo do dia a dia, acesse o meu Instagram!

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun