Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

Top 5 de alimentos que dão energia e não engordam

Bella Falconi

12/10/2018 04h00

Crédito: iStock

Muitas pessoas tem reclamado que suas rotinas as deixam estafadas, e que mesmo quando dormem uma aparente boa noite de sono, sentem-se cansadas e desmotivadas no dia seguinte. Uma das soluções para essa questão certamente passa pela alimentação.

Para aumentar a energia e disposição, é indispensável que você consuma os alimentos certos. No entanto, existem rumores de que alimentos que dão um gás na sua energia engordam. Isso não é verdade. Se você optar por bebidas energéticas, os chamados "energy drinks", ricos em açúcar, é provável que ganhe peso sim, mas se buscar obter mais disposição através de alimentação saudável, então o resultado é totalmente inverso: você irá emagrecer.

Os alimentos que dão energia, também podem auxiliar no emagrecimento saudável porque são nutritivos e evitam a deficiência nutricional, além de estimular a queima de gordura, prevenir o inchaço abdominal, dentre outros benefícios.

Mas, como eu sempre digo, para cuidar do corpo e acelerar o metabolismo, também é fundamental evitar ao máximo possível alimentos processados e industrializados, principalmente os que vem "disfarçados"de alternativas fit, que na verdade são uma bomba calórica.

Aqui vou compartilhar com vocês o que eu chamo de "top 5" dos alimentos que dão energia pra que você tenha mais disposição para suas tarefas do dia-a-dia.

1. Óleo de coco

Crédito: iStock

O óleo de coco é conhecido por ser rico em gorduras saudáveis, aumentar a energia e disposição, acelerar o metabolismo e por ajudar a aumentar o gasto calórico diário. Isso acontece devido ao óleo de coco ser rico em fonte natural de triglicerídeos de cadeia média (TCM), que aumentam as taxas metabólicas e levam à perda de peso, aumentando o metabolismo do corpo e produzindo energia. Ele ainda ajuda a reduzir o apetite pois causa saciedade. Mas cuidado com o consumo em excesso, afinal ele contém gorduras saturadas também.

2. Amêndoas

Crédito: iStock

As amêndoas são ricas em nutrientes que aumentam a energia; como manganês, vitamina E, magnésio, triptofano, cobre, vitamina B2 (riboflavina), gorduras saudáveis e fósforo. O magnésio oferece vários benéficos como por exemplo, ele acelera a produção de energia, apoia o sistema imunológico, ajuda a dormir melhor, relaxa os músculos, reduz os níveis de estresse e estimula o seu humor. Diversos estudos afirmam que o consumo regular de amêndoas, está ligado a um risco menor de doenças cardíacas e na baixa dos níveis de LDL (mau colesterol) .

3. Pimenta

Crédito: iStock

As pimentas contêm um componente chamado capsaicina, que faz com que seu corpo se aqueça e queime energia, o que também acelera o metabolismo. Mantendo o metabolismo funcionando adequadamente, você ajuda o seu corpo a não ganhar peso indesejado e também na manutenção saudável do seu organismo. Pesquisas sugerem que comer pimentas, ou qualquer alimento que força seu corpo a produzir calor, pode aumentar o seu metabolismo em até 5%. A ideia é consumir a pimenta em algum alimento saudável, não pura. A pimenta cayena pode ser usada até mesmo em bebidas.

4. Ovos

Crédito: iStock

Os ovos possuem muito ferro e proteína capazes de fornecer energia durante o dia todo, além de possuírem colina, uma substância similar à vitamina B necessária para funções cerebrais e produção de energia. Eles também são ricos em antioxidantes, que evitam o surgimento de doenças oculares e auxiliam na saciedade.

5. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B12

Crédito: iStock

No caso, a vitamina B12 é a mais complexa de todas as vitaminas. Ela cuida da função da tireoide dentre outras coisas. Se você sofre com deficiência de vitamina B12, um dos primeiros sinais é a falta de energia. Por isso, priorize itens como:

  • Bife de fígado;
  • Sardinha;
  • Salmão;
  • Kefir;
  • Ovo.

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi