Revista CARAS
Busca
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Quarto montessoriano: entenda o conceito e saiba como criar o ambiente

A arquiteta ensina a decorar um ambiente de aprendizado criativo; confira

Bruna Nastas Publicado em 17/11/2016, às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quarto montessoriano: entenda o conceito e saiba como criar o ambiente - Divulgação
Quarto montessoriano: entenda o conceito e saiba como criar o ambiente - Divulgação

A Pedagogia Montessoriana, ou apenas o Método Montessori foi desenvolvida em 1907 por Maria Montessori. Seu método propunha criar um ambiente de aprendizado criativo.

A arquiteta Ciça Ferracciú explica que a ideia desse estilo "busca pelo aprendizado, portanto, os quartos das crianças devem ser fetos seguindo a ótica delas. Ter fácil circulação pelo ambiente e ter tudo ao alcance da criança é a base do método de Montessori".

Na mostra 'Morar Mais Por Menos', realizada no Rio de Janeiro, a profissional ensina como elaborar o ambiente.

Confira:

Cama: "A cama é substituída por um móvel baixo, ou, ainda, um colchão no chão. Dessa forma, a criança possui mais independência para deitar e levantar sozinha".

Organização: "Nichos, prateleiras, armários e caixas organizadoras devem estar ao alcance da criança. O objetivo da técnica é desenvolver o senso de organização, fazendo com que a arrumação seja responsabilidade dela e que os pais apenas ajudem a arrumar e acertar alguns detalhes".

Tapetes: "Opte por tapetes confortáveis e coloridos, pois irão aguçar a curiosidade da criança em explorar essa parte do quarto".

Molduras: "Fotos, quadros e espelhos devem estar na altura da criança, incentivando brincadeiras e interação plena. Os espelhos também ajudam os bebês a entenderem que ele e a mãe são pessoas diferentes".

Itens decorativos: "A decoração do quarto montessoriano deve ser minimalista. Brinquedos e enfeites devem ser revezados nas prateleiras. Para isso, use baús para guardar esses itens (dentro do próprio quarto)".