Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Como recuperar o cabelo dos danos causados no Carnaval? Siga estas 9 dicas

Universa

12/03/2019 05h00

Os exageros do Carnaval podem resultar em cabelo ressecado, quebradiço, opaco e com pontas duplas (Foto: iStock)

Você curtiu o Carnaval como se não houvesse amanhã? Seu cabelo pode estar sentindo o resultado dos excessos. Depois de muito sol e suor, é normal que ele fique ressecado, quebradiço, opaco e com pontas duplas. Encher os fios de spray de tinta, glitter, gel, mousse e ainda usar secador, prancha e babyliss faz parte — e causa ainda mais danos.

Não há fibra capilar que resista a essa mistura. Então vale adotar um detox para salvar seus cabelos. É só seguir estas nove dicas de ouro para recuperar os fios pós-folia:

Veja também

1. Faça uma pré-lavagem

Alguns produtos podem ter certa resistência para sair. Então, para facilitar a remoção de resíduos, vale apostar em um truque prático: amoleça os fios com água quente, aplique a máscara que tiver em casa e enrole uma toalha na cabeça. Espere uns minutinhos e faça a lavagem normalmente. Você terá fios desembaraçados e soltos.

2. Use xampu antirresíduos

Spray, espumas e tintas com álcool agridem os fios e o couro cabeludo por conta dos elementos químicos na formulação. Mas se não teve jeito aplique uma mão de xampu antirresíduo no couro cabeludo e esfregue suavemente pra deixá-lo bem limpo. Nas lavagens seguintes, opte por xampus e condicionadores indicados para o seu tipo de cabelo.

3. Siga o cronograma capilar

Visite um profissional e adote um cronograma capilar para programar uma rotina de cuidados combinando os procedimentos essenciais para os próximos 30 dias, de acordo com o estado do cabelo. Isso inclui tratamentos hidratantes, nutritivos, reconstrutores, de reposição molecular e queratina.

4. Substitua o condicionador pela máscara

Se sentir ressecamento mesmo depois da limpeza profunda, uma sugestão é substituir o condicionador pela máscara capilar hidratante durante, mais ou menos, duas semanas, para deixar o cabelo em melhor estado, recuperando a maciez.

5. Aposte nos óleos

Além de deixar o cabelo saudável, eles garantem brilho extra e ajudam a controlar o frizz. Existem muitas opções de óleos, como os de coco, argan, macadâmia e oliva.

6. Dê uma pausa nos procedimentos químicos

Isso é importante para que os fios se restabeleçam e consigam ficar fortes e bem hidratados. O cronograma capilar vai ajudar bastante.

7. Aplique protetor térmico

Se você não consegue ficar longe do secador, então, não abra mão do uso do protetor térmico antes de modelar o cabelo.

8. Renove o corte

Um corte sempre dá mais vida e movimento aos fios. Não é preciso nem perder o comprimento. Você pode sugerir um novo longo, em camadas ou desconectado, apenas para renovar e dar leveza.

9. Vai cair na folia de novo? Passe leave-in

Como até o meio do ano ainda surgem alguns bloquinhos, lembre-se: durante esses dias para enfrentar calor e combater os efeitos nocivos do suor, aplique leave-in com protetor solar para curtir sem comprometer a saúde do seu cabelo.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra