Topo

País não exige visto? Veja cuidados para não ser barrado na imigração

Do UOL, em São Paulo

19/12/2016 19h55

O governo do Canadá anunciou que a partir do dia 1º de maio de 2017 alguns brasileiros não vão mais precisar de visto para visitas temporárias ao país, seja por lazer ou a trabalho. Mas o país não é o único.

Portadores de passaporte brasileiro estão isentos de visto para viajar a turismo e negócios em mais de 150 nações no mundo -- a relação completa pode ser vista no site do Itamaraty. No entanto, é preciso ficar atento: essa falta de necessidade do documento não é 100% de garantia de sucesso.

Além dos certificados de hospedagem, são necessários outros requisitos para passar pela imigração, como comprovantes do objetivo da viagem, cartas-convite e bilhetes de retorno ao Brasil. Tais documentos costumam ser exigidos pelas autoridades estrangeiras para entrada em outros países. É bom já viajar com eles em mãos.

Também procure sobre os requisitos necessários para entrar no país antes da viagem. O Canadá, por exemplo, libera suas fronteiras sem a necessidade de visto apenas para brasileiros que já tenham ido ao país nos últimos dez anos ou tenham visto válido de não imigrante para os Estados Unidos. Esses viajantes precisarão apenas solicitar uma autorização de viagem, a Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorization – eTA).

De forma geral, para visitar os países do Mercosul -- Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai -- basta levar o RG com data de emissão de menos de 10 anos, bom estado de conservação e original. Apesar de ser um documento válido no Brasil, a carteira de motorista não serve na hora de passar por essas fronteiras terrestres. 

Já as nações que não exigem visto, mas pedem o passaporte, o documento precisa ter ao menos seis meses de validade, além de uma ou duas páginas em branco. Confira, no álbum, alguns destinos que não exigem visto para os nascidos por aqui. Que tal já começar a programar sua próxima viagem?