Topo

Regina Navarro Lins

Como há 50 anos começamos a estudar a sexualidade humana

Universa

03/05/2018 04h02

(Caio Borges/Arte)

Apenas nos anos 60, do século 20, aconteceu o primeiro estudo rigoroso de observação do comportamento sexual humano.

Devemos esse conhecimento adquirido à dupla de cientistas americanos William H. Masters, diretor de pesquisa, e Virgínia E. Johnson, pesquisadora associada. Sua atuação à frente da Fundação para pesquisa da Biologia da Reprodução os celebrizou sob a associação nominal Masters & Johnson. 

Leia também

Obedecendo a técnicas para definição e prescrição dos ciclos de resposta sexual humana, masculina e feminina, M&J montaram um grupo de pesquisa com voluntários dispostos a serem observados.

A pesquisa, no período de 11 anos, aproveitou a cooperação de 382 mulheres entre 18 e 78 anos e 312 homens, entre 21 e 89 anos. Foram utilizadas pessoas de variadas condições sociais, profissionais e culturais. Casais colaboraram trazendo a experiência sexual cotidiana das famílias. Prostitutas também participaram.

O objetivo final da pesquisa foi estabelecer padrões de resposta à estimulação sexual masculina e feminina. Para tanto foi necessária a observação direta da prática sexual nas dependências do Hospital/Universidade da Fundação, em Saint Louis, Missouri, EUA. Ao buscar definições de comportamento o mais próximo possível do real, M&J utilizaram inclusive equipamentos especialmente criados por técnicos radiofísicos para coito artificial. O livro A conduta sexual humana foi publicado, em 1966, nos EUA, e dois anos depois no Brasil.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro