Topo

Luciana Gimenez faz tratamento com agulhas para melhorar pele do rosto

Luciana Gimenez mostra rosto após tratamento com aparelho Dermaroller - Reprodução/Instagram
Luciana Gimenez mostra rosto após tratamento com aparelho Dermaroller Imagem: Reprodução/Instagram

Adriana Nogueira

Do UOL

20/03/2017 10h18

Em foto no seu Instagram neste domingo (19), Luciana Gimenez mostrou o rosto avermelhado após se submeter a aplicação de um equipamento chamado Dermaroller. “Esfolada”, escreveu a apresentadora na legenda da imagem.

A despeito do tom de brincadeira, Luciana descreveu bem o que ocorre com a pele após usar o aparelho, que é formado por um cilindro incrustado de microagulhas muito finas. O tratamento também é conhecido como microagulhamento.

Segundo a dermatologista Flávia Ravelli, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), o procedimento é indicado para várias finalidades, como tratamento de cicatrizes de acne e em geral, para melhorar a textura da pele, diminuição de poros, manchas, estrias, suavização de rugas e de linhas de expressão.

Anestesia

É um tratamento dolorido, por isso a pessoa precisa ser anestesiada. A forma de anestesiar vai depender da profundidade da camada da pele a ser tratada, podendo ser feita com a aplicação de um creme anestésico ou injetando a substância anestesiadora.

“As agulhas a serem usadas têm tamanhos diferentes, então, se o objetivo for tratar uma cicatriz de acne, é preciso usar uma agulha com comprimento maior e com maior número de passadas. Dessa maneira, é um tratamento mais agressivo e dolorido, por isso talvez seja necessário anestesiar injetando o anestésico”, explica a dermatologista.

A médica afirma que não há um número mínimo de sessões, pois depende do problema a ser tratado e da resposta de cada pessoa. “Para redução de poros, uma sessão pode ser suficiente. Já para cicatriz de acne, podem ser necessárias de três a cinco sessões.”

Apesar de ser um procedimento de rápida recuperação (em geral, a pele fica levemente avermelhada como a de Luciana Gimenez), recomenda-se intervalo mínimo de um mês entre as aplicações.

No mesmo dia da sessão, pode-se usar hidratante e, no dia seguinte, voltar a usar filtro solar. Nos três dias subsequentes ao tratamento, no entanto, deve-se evitar a aplicação de ácidos na pele. Para limpeza, o dermatologista vai indicar um sabonete suave, sem fragrância, corantes ou parabenos.

“Maquiagem é liberada entre 24h e 48h após o microagulhamento. Após três dias, a gente pode reintroduzir, aos poucos, o tratamento que a pessoa fazia anteriormente, seja uso de produtos clareadores ou para acne”, fala Flavia Ravelli.

Segundo a especialista, uma sessão do Dermaroller custa a partir de R$ 800, o valor vai depender do tipo de problema a ser tratado.