Topo

Fernando Guerreiro

Corrida trail ou de obstáculos: qual desafio é mais a sua cara?

Fernando Guerreiro

10/02/2018 04h01

 

Corrida de montanha

Crédito: iStock

Que as corridas de rua estão cada dia mais cheias nós já sabemos. Mas, você está por dentro das novas modalidades que tem surgido?

Pois é, com o crescimento incrível de participantes em provas de asfalto, muita gente tem procurado outros desafios e novos modelos estão ganhando forço. O mais interessante é que muitas propostas buscam agradar diferentes tipos de participantes, deixando a corrida mais democrática do que  já é.

Algumas "novas" modalidades já estão muito em alta. Hoje vou falar de duas delas, e dar dicas que vão motivá-lo a ir muito além do que já imaginou no mundo do esporte.

Você já deve ter ouvido falar das corridas de obstáculos, certo?  Pois é, essa modalidade veio com tudo e cada vez mais tem conquistado milhares de novos praticantes. Seus circuitos estão cada vez mais inovadores e desafiadores. Ela é ideal para quem não gosta de ficar horas correndo e quer algo mais dinâmico.

A modalidade exige dos seus participantes força e resistência. No entanto, para se sair bem você ainda precisa de muita estratégia, concentração e uma pitada saudável de loucura. Cada prova tem seu circuito, mas em geral todas envolvem muita adrenalina. Motivo: além de correr você precisa pular paredões, subir em cordas, atravessar pequenos pântanos lamacentos, o que por sinal se torna muito divertido. Nesses circuitos também têm testes de coragem como mergulhar em uma piscina de gelo e saltar sobre troncos de madeira em chamas. É uma ótima oportunidade para voltar a ser criança, só que de uma maneira adulta.

Ah, e você que quer fazer mas está com medo desse percurso cheio de adrenalina fica tranquilo. Já existem grupos especializados em preparar "novatos" para essas atividades, basta uma pesquisa rápida e você encontrará boas opções para se condicionar.

A outra modalidade que vem enchendo os olhos de muitos não é tão nova, mas é pouco popular: a corrida trail –ou de montanha. Ela tem atraído corredores que buscam por novos desafios. A prova tira seus praticantes da rotina estressante do asfalto e os coloca em desafios extremamente prazerosos, com cenários que vemos em filmes como A Lagoa Azul. São trilhas, montanhas, praias e todo tipo de percurso que envolva a natureza. Trajetos inéditos surgem frequentemente, promovendo o desejo de encarar o próximo desafio.

Esse tipo de corrida tende a ser mais intensa do que no asfalto, por colocar você em condições diferentes do dia a dia. Por isso, exige bom condicionamento. Você precisa subir montanhas e correr em trilhas e na areia fofa. Mesmo com o belo visual e a brisa do mar refrescando, o desafio não é tão simples quanto calçar um tênis e ir para esteira.

Mas não se assuste. É uma prova em que você se desprende do compromisso do tempo e de buscar melhores colocações no pódio. A ideia é a interação com a natureza.

Iniciantes na corrida podem participar?

Sim, todos os seres humanos da terra podem. Porém, para que seja algo prazeroso é mais do que aconselhável uma programação de treinos focados em terrenos que não são planos e nem de asfalto.

Se você já esta cansado dos mesmo circuitos de corrida na sua vida, vale muito a pena pesquisar e encontrar novos desafios e paraísos na corrida trail.

 

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.