Topo

Ana Aoun

Como acertar no colar para cada tipo de decote?

Ana Aoun

03/12/2018 05h00

Acessórios têm o poder de transformar qualquer look de forma rápida e prática. No caso dos colares, existem alguns modelos que combinam mais com determinados decotes de blusas, camisas ou vestidos.

Não existe certo ou errado: o que não pode é um atrapalhar o outro. Por isso, a dica é preencher espaços e equilibrar proporções, fazendo com que decote e colar se complementem.

Veja também

Para quem usa poucos acessórios e quer começar, combinar as linhas (do decote e do colar) pode facilitar a escolha da peça. Se a  roupa tiver algum detalhe importante (laço, babado, ilhós) na parte superior, é melhor esquecer o colar para não desviar o foco.

Veja inspirações para tirar os colares da gaveta:

Decote careca ou em U

São bem democráticos: podem ser mais ou menos fechados e você pode optar tanto por um maxicolar para dar acabamento à gola como por um colar longo e mais fino. Pingentes maiores também são bem-vindos.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Silvia Bussade Braz (@silviabraz) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Nicole Pinheiro (@nicolepinheiro) em

Decote em V

Para valorizá-lo, você pode escolher desde uma choker (gargantilha) até um combo de colares mais finos e compridos. Ou até misturar os dois tipos! Também é uma boa dica para incrementar looks com camisas.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Thássia Naves (@thassianaves) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Nati Vozza (@nativozza) em

Gola alta

Dá, sim, para usar colar com esse modelo. Você pode optar pelos mais curtos, que contornem a gola, ou os mais longos, que ainda promovem efeito alongador.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Paulinha Sampaio (@paulinhasampaio) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Sobral (@luizabsobral) em

Ombro a ombro

Esse decote, além do tomara que caia, pode ser usado com colar curto ou choker, que vai valorizar a pele descoberta. Evite esses acessórios apenas se tiver o pescoço curto. A melhor solução, neste caso, é deixar sem nada!

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por CAMILA COELHO (@camilacoelho) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Chris Pitanguy (@chrispitanguy) em

Quadrado

Ótima opção para quem tem busto grande, esse formato de decote aceita melhor colares curtos e médios, com cordões mais finos e delicados. Se você tem pouco volume na região, pode até arriscar algo mas imponente.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Camila Coutinho (@camilacoutinho) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Thais Morbeck (@thaismorbeck) em

Gostou das dicas?

Então lembre-se de usar os seus colares na próxima vez que o decote pedir!

Para mais dicas de moda prática, acesse o meu Instagram!

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun