Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Corpo são, mente sã... Uma verdade cientificamente comprovada!

Marcio Atalla

10/01/2019 04h00

Crédito: iStock

 

Eu sempre falo de todos os benefícios que a atividade física regular pode fazer por nossa saúde física e mental. Sempre menciono que a atividade cerebral é beneficiada, estimulada e, além da melhora na cognição, foco, memória, temos melhora no humor, autoestima e por aí vai…

 

Durante o ano de 2018, estive com especialistas de vários assuntos ligados à saúde e uma delas foi a Dra. Wendy Suzuki, professora de Ciência Neural e Psicologia no Centro Universitário de Nova York, que já estuda há muitos anos a relação da atividade física com demências, pelo fato de seu pai ter desenvolvido doença de Alzheimer, inclusive.

 

Nos últimos 10 anos, várias pesquisas foram feitas nesse sentido, demostrando diversos aspectos dessa relação exercício x demência. Muitas delas falam sobre o encolhimento de nosso cérebro com o passar dos anos, e por consequência do hipocampo, que é nosso centro de memória. Para aqueles que têm o gene APOE-e4, que aumenta o risco para desenvolver a doença de Alzheimer, a atividade física regular traz de fato proteção ao seu surgimento e desenvolvimento. Também comprovou-se que com apenas três sessões semanais de atividades como caminhadas, ciclismo, natação e corrida, o tamanho do cérebro já para de encolher.

 

Pois bem, nos últimos dias, cientistas brasileiros, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) publicaram artigo em que mostram a associação do hormônio chamado irisina com a perda de memória. O estudo foi feito em camundongos e, apesar de promissor, não se pode afirmar que seria igual com os homens. Mas, o fato é que a produção de irisina, que acontece durante o exercício físico, pode reverter a perda de memória.

 

De fato, não há medicamentos que promovam esse beneficio. Apenas a atividade física tem essa capacidade. Já se conhecia outras maneiras pelas quais o exercício poderia influenciar na saúde mental. E agora estamos caminhando para mais descobertas. Isso é espetacular, porque o estilo de vida com movimento, o exercício físico inserido na rotina é a forma mais barata, mais eficiente e sem efeitos colaterais de se tratar ou retardar essa doença.

 

Não se esqueça de que quem faz atividade física precisa comer e bem! Por isso, no vídeo de hoje do canal BemStar vou falar sobre alimentação pré-treino. Confere lá! 

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla