Topo

Substância presente em peixes e legumes combate doenças do coração

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

06/11/2018 21h49

Praticamente todo mundo já sabe que consumir legumes e peixe é ótimo para a saúde por diversos motivos. E agora cientistas da Universidade de Medicina de Varsóvia (Polônia) identificaram mais um benefício desses alimentos. Eles descobriam que o composto N-óxido de trimetilamina (TMAO), encontrado em legumes, pescados e também em frutos do mar, pode ajudar no combate a problemas no coração.

No estudo feito em animais e publicado no periódico American Journal of Physiology, os pesquisadores concluíram que o tratamento com baixas doses da substância é capaz de reduzir o espessamento do coração e marcadores de insuficiência cardíaca. 

VEJA TAMBÉM

Para chegar à conclusão, a equipe usou ratos que tinham tendência genética para desenvolver pressão alta. Os roedores foram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu suplementos com baixa dose de TMAO; já o segundo não consumiu a substância. 

O primeiro grupo foi observado por 12 semanas e o segundo, por 56. Em ambos, foram avaliados danos cardíacos, renais e pressão arterial.

O tratamento com TMAO não impediu o desenvolvimento de hipertensão em nenhum dos ratos. No entanto, a saúde cardiovascular dos animais que receberam o composto foi melhor que o esperado, mesmo após mais de um ano de tratamento com baixa dose do composto. 

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube.