Topo

Volta às aulas: veja 10 opções de lancheiras saudáveis para as crianças

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

05/02/2018 04h10

As férias acabaram e, com o início do ano letivo, uma dúvida volta a surgir na cabeça dos responsáveis: como fazer a criança comer de forma saudável no intervalo? Oferecer uma alimentação assim para os pequenos é sempre um grande desafio, especialmente diante de tantas opções de produtos disponíveis no supermercado e na própria cantina escolar.

No entanto, com um pouco de criatividade e planejamento, é perfeitamente possível. A nutricionista Verônica Laino, pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e blogueira do VivaBem; Ariane Bomgosto, nutricionista comportamental, especialista em nutrição infantil e obesidade infantil; além de Adriana Piva, nutricionista do Hospital São Luiz Jabaquara, em São Paulo (SP), montaram opções de lancheiras saudáveis para o VivaBem (a porção vai depender da idade da criança) e ainda dão dicas de como fazer montagens saudáveis e balanceadas. Confira abaixo:

Leia também:


10 opções de lancheiras saudáveis

Lancheira saudável ou não - Fabio Braga/Folhapress - Fabio Braga/Folhapress
Dá para competir com as tradicionais guloseimas!
Imagem: Fabio Braga/Folhapress

Opção 1: uvas sem caroço, sanduíche de pão integral com patê de atum, suco de goiaba feito em casa e sem açúcar.

Opção 2: cenoura baby para comer com húmus (pasta de grão de bico) e suco de uva integral.

Opção 3: iogurte natural sem açúcar, 1 potinho com fruta picada (aqui você pode fazer um mix de frutas que vão deixar o iogurte doce, como mamão, morango, ameixa desidratada ou uva passa) e aveia em flocos finos. A criança deverá misturar os alimentos na hora.

Opção 4: 1 fatia de bolo de banana caseiro com aveia em cima, suco de maracujá integral e 2 polenguinhos.

Opção 5: cereal sem açúcar, 1 bebida láctea (pode ser iogurte líquido) e 1 cacho de uva.

Opção 6: 2 bisnaguinhas com queijo mozarela, 200 ml de suco de uva e 1 maçã.

Opção 7: dadinhos de queijo, água de coco frasquinha e 1 cacho de uva.

Opção 8: mini-sanduíche de pão com queijo branco cremoso e geleia natural de morango e suco integral de uva.

Opção 9: saladinha de frutas da estação, suco integral (o que a criança preferir) e ovos de codorna.

Opção 10: tomatinhos-cereja com quadradinhos de queijo, chá-mate gelado e discos de bolacha de arroz.

4 dicas para montar lanches nutritivos

  • Getty Images

    Como montar?

    Uma lancheira saudável deve levar em conta a quantidade e a qualidade de cada alimento. Melhor priorizar produtos naturais e tentar reduzir ao máximo os industrializados. Caso seja necessário, esteja atento aos ingredientes descritos no rótulo. Também não podem faltar alimentos ricos em nutrientes (como frutas, legumes ou verduras), fontes de carboidrato (pão integral, bolo natural ou biscoito integral) e de proteína (iogurte natural sem sabor, frango desfiado, atum, húmus, tofu, etc.).

  • Getty Images

    Lanche lúdico

    Crianças adoram embalagens brilhantes e aqueles brindes que vem dentro das guloseimas. Para tentar competir, que tal ir em lojas que vendem lembrancinhas de aniversário e colocar uma diferente por dia dentro da lancheira? Pode ser um adesivo, um anel, um dente de vampiro ou qualquer outra coisa que garanta a brincadeira na hora do lanche. Vale, inclusive, embrulhar a comida em um saquinho bem colorido e opaco para despertar a curiosidade da criança.

  • iStock

    Pode suco de caixinha?

    O melhor é apostar em bebidas mais naturais, como água, água de coco, mate caseiro ou sucos de frutas natural. Os sucos de caixinha são contraindicados por conta do excesso de açúcar e aditivos químicos em sua composição. Uma dica é colocar frutas como limão ou laranja dentro da garrafinha para dar um sabor. Outra é bater a água de coco com uma fruta. Para o mate caseiro, vale acrescentar à bebida gotinhas de limão verde ou siciliano. Suco geladinho e sem estragar até o intervalo? Mande acondicionado dentro de uma garrafa térmica.

  • Getty Images

    Ele quer comer na cantina. Como proceder?

    Ao ajudar a criança, é deixar claro que alimentos saudáveis e "guloseimas" não devem ser vistos como bons e ruins, mas sim como diferentes e, portanto, para vários momentos. Com isso, alguns alimentos são recomendados para a rotina alimentar, enquanto outros para ocasiões como festinhas de amigos.E que tal fazer seu filho investir em lanches gostosos, mas saudáveis, a ponto da comida se tornar alvo do desejo dos amigos?