Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Faça um polpetone com menos gordura: receita usa carne e proteína de soja

Maria Cecília Corsi

09/08/2018 04h00

Crédito: Divulgação LivLight / Antonio Rodrigues

O próximo domingo é dia de agradar os papais e o almoço em família é quase regra na maioria das casas. Verdade ou não, muita gente associa a carne vermelha a um menu mais dedicado aos homens. Mas aí é que está: nessa data, a maioria opta por carnes com quantidades generosas de gordura. E ela é, de fato, uma das responsáveis por fornecer sabor aos alimentos e textura macia a algumas receitas.

No entanto, minha missão aqui é mostrar que é possível ter pratos com carne vermelha deliciosos, equilibrados, cheios de nutrientes e com menos gordura. Por isso, escolhi minha receita de polpetone para celebrar o Dia dos Pais sem peso extra na consciência, muito menos na balança.

A escolha do tipo de carne para moer vai determinar a quantidade de gordura da preparação, por isso prefira cortes magros como o patinho e o coxão duro. E não se preocupe com a textura, porque misturando a carne com a proteína texturizada de soja e o pão integral, o resultado será macio, suculento e com um valor nutricional ainda melhor, com muito mais proteína magra e fibras.

Outro detalhe importante é deixar o molho mais "pedaçudo". Isso ajuda na saciedade, já que temos que mastigar mais. E, como nem todo mundo tem paciência de cozinhar por horas um molho de tomate, a melhor estratégia é usar o tomate pelado, o tomate sweet ou o pêra. Eles não precisam de muito tempo de cozimento e, já que são naturalmente doces, você não corre o risco de acabar com um molho ácido.

Minha sugestão é acompanhar o polpetone com fios de pupunha refogados ou até mesmo com a receita de nhoque de abóbora e ricota que dei aqui no meu blog na semana passada. Assim, todo mundo pode aproveitar o domingão com o pai, porque dá para preparar tudo antes e, na hora, só aquecer no forno.

Feliz Dia dos Pais!

POLPETONE DE CARNE RECHEADO DE MUÇARELA DE BÚFALA COM MOLHO DE TOMATE

Rende 4 porções, de 290 calorias cada

Ingredientes:

Para o molho

  • 2 colheres de sopa de cebola ralada
  • 1 lata de tomate pelado
  • 300 gramas de tomate-pera cortado ao meio
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate
  • 1 colher de café rasa de sal
  • 1 colher de sopa de manjericão
  • 1 colher de chá de azeite de oliva extravirgem

Para o polpetone

  • 500 gramas de carne magra moída
  • 2 colheres de sopa de cebola ralada
  • 1 colher de sobremesa de molho inglês
  • 1 colher de sobremesa de mostarda
  • 1 colher de café rasa de sal
  • 2 fatias de pão integral
  • 1 xícara de chá de caldo de legumes caseiro
  • 4 colheres de sopa de proteína texturizada de soja
  • 4 unidades de muçarela de búfala grandes
  • 8 unidades de torradas integrais trituradas
  • 1 ovo
  • 4 colheres de sobremesa de parmesão ralado grosso

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, coloque a cebola e deixe refogar em fogo alto por 1 minuto, mexendo para não queimar;
  2. Acrescente o tomate pelado e o tomate-pera e deixe refogar por mais 5 minutos, mexendo sempre;
  3. Adicione o extrato de tomate, o sal e o manjericão. Deixe cozinhar por mais 5 minutos para apurar o molho e reserve. Não é necessário passar pelo liquidificador, nem pelo processador;
  4. Em um bowl, misture a carne moída com a cebola ralada, o molho inglês, a mostarda e o sal até tudo ficar homogêneo;
  5. Umedeça o pão integral com apenas ½ xícara de chá de caldo de legumes e misture com a carne temperada;
  6. Hidrate a proteína de soja com a outra metade da xícara de chá de caldo de legumes caseiro e acrescente à carne, misturando com as mãos até ficar uma massa homogênea;
  7. Divida a massa em quatro bolas e modele com as mãos, colocando uma mussarela de búfala no centro. Envolva com a carne até que se feche. O formato deve ser de um hambúrguer, porém mais gorducho, por ser recheado;
  8. Bata o ovo e coloque-o em um prato fundo;
  9. Coloque as torradas trituradas em outro prato fundo;
  10. Passe os polpetones na torrada, depois no ovo e volte a passar na torrada uma segunda vez;
  11. Coloque os polpetones em uma assadeira antiaderente e leve-os ao forno baixo por 20 minutos ou até que estejam cozidos e dourados;
  12. Sirva com o molho quente por cima e polvilhe o parmesão ralado.

PARA QUEM NÃO GOSTA DE CARNE VERMELHA

Essa mesma receita também pode ser feita com frango ou salmão moídos. Em ambas as opções, troque o molho inglês por suco de laranja na mesma medida.

Já para uma versão vegetariana, substitua os 500 gramas de carne por 500 gramas de grão-de-bico cozido (passado no processador rapidamente com um pouco do caldo do cozimento). Ele deve ficar com uma textura de purê mais firme, para que você consiga modelar.

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi